IQIYI E A TELEVISÃO CHINESA:

UMA REFLEXÃO SOBRE AS PLATAFORMAS DE STREAMING SOB DEMANDA PARA ALÉM DO OCIDENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p151-168

Palavras-chave:

Plataformas de vídeo sob demanda, China, iQIYI

Resumo

Embora a China tenha se tornado um país bastante expressivo no campo político-econômico, poucos estudos são realizados no Brasil sobre o país numa perspectiva midiática. Assim, o artigo discute a indústria televisiva chinesa, a partir das recentes transformações causadas pela emergência do ambiente digital. Exploramos o caso da plataforma de vídeo sob demanda iQIYI, um dos maiores representantes do segmento. Ancorado na revisão bibliográfica, visamos contribuir com a desocidentalização dos estudos sobre televisão e sobre plataformas digitais. Concluímos que o Estado é um elemento-chave para se compreender as dinâmicas do mercado de SVOD na China.

 

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Biografia do Autor

Mayara Araujo, UFF

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora vinculada ao MidiÁsia.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

ARAUJO, M. IQIYI E A TELEVISÃO CHINESA:: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PLATAFORMAS DE STREAMING SOB DEMANDA PARA ALÉM DO OCIDENTE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 151–168, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p151-168. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/629. Acesso em: 20 abr. 2024.