A RETÓRICA DO VIMEO NA LEGITIMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE “PROFISSIONAL"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p171-186

Palavras-chave:

Vimeo, cineasta, profissionalismo

Resumo

Considerando a necessidade de compreensão das plataformas de streaming para além de espaços como o YouTube, nosso trabalho aborda o Vimeo e suas dinâmicas de circulação audiovisual. Nossos objetivos concentram-se em 1) entender o papel do Vimeo na construção de imaginários acerca da “profissionalização” de atividades audiovisuais e 2) problematizar os discursos de legitimação do criador de vídeo enquanto cineasta propagado por esta plataforma. Para tanto, analisaremos a fala que a instituição faz de si como lócus elitizado e singular de compartilhamento e curadoria global de vídeos e os comentários dos usuários acerca de um vídeo hospedado na plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Cezar Duarte Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação em Comunicação na Universidade Federal Fluminense

Ariane Diniz Holzbach

Doutora em Comunicação com pós-doutorado em História Política. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do curso de Estudos de Mídia da UFF

Referências

AMARAL, Adriana. Curadoria de informação e conteúdo na web: uma abordagem cultural. In: CORRÊA, Elizabeth S. (org) Curadoria digital e o campo da comunicação. São Paulo ECA/USP, 2012.
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BEIGUELMAN, Gisele. Curadoria de informacão. Palestra, ECA-USP, 2011. Disponível em: http://www.slideshare.net/gbeiguelman/curadoria-informacao. 2011
BENTES, IVANA. Vídeo e Cinema: Rupturas, Reações e Hibridismos. In Made in Brasil – Três Décadas do Video Brasileiro. Arlindo Machado (org) São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007
BOLTER, J.D, GRUSIN, Richard. Remediation. Understanding New Media. MIT Press, 2002.

BUENO, Zuleika de Paula; - Anotações sobre a consolidação do mercado de videocassete no Brasil. Revista de Economia Política de Las Tecnologías de la Información y Comunicación. www.eptic.com.br. 2009
BURGESS, Jean & GREEN Joshua with contribuition of Henry Jenkins and John Hartley. Youtube, Online Video and Participatory Culture. Polity Press. UK 2009. Kindle Edition.
BURGESS, Jean & GREEN Joshua. Youtube e a Revolução Digital. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Video e Godard - (Tradução Mateus Araújo Silva). São Paulo, Cosac Naify, 2013.
ENGLISH, James. The Economy of Prestige - Prizes, Awards, and the Circulation of Cultural Value. Cambridge: Harvard University, 2005.
FINN, Ed. – “What Algorithms Want.” - Cambridge: MIT Press, 2017
HOLZBACH, Ariane Diniz - A invenção do videoclipe: a história por trás da consolidação de um gênero audiovisual /– Curitiba: Appris, 2016
JENKINS, Henry & GREEN Joshua. Cultura da Convergência (Tradução Susana Alexandria). São Paulo, Editora Aleph, 2009.

JENKINS, Henry ; GREEN Joshua ; FORD Sam. Cultura da Conexão – Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável (Tradução Patricia Arnaud). São Paulo, Editora Aleph, 2014.
KOMPARE, Derek ; A Publicação do Fluxo: os Conjuntos de Caixas de DVDs de Séries e a Reconfiguração da Televisão. Television and New Media Vol. 7 Num.4, Novembro de 2006, p. 335-360 – Tradução: Afonso de Albuquerque
MANOVICH, Lev. Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2002
MONTAÑO LA CRUZ, Sonia Estela. Plataformas de vídeo. Apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. Unisinos, São Leopoldo, 2012.
MORAN, James M. There is no place like home video. University of Minnesota Press. Minneapolis MN 2002.
OGUIBE, Olu. O Fardo da Curadoria. In: Revista Concinnistas Virtual. Ano 5 – N.6 - julho de 2004 . Disponível em https://estudodemuseus.wordpress.com/sobre-curadorias/ - Acesso em 19/07/ 2016.
RECUERO, Raquel – A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet / Raquel Recuero – Porto Alegre: Sulina, 2012.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. São Paulo: Nova Fronteira, 2008.
SOUZA LEÃO, Roberto Jorge Carneiro de – Materialidade e Espectatorialidade no DVD: A Coleção Joaquim Pedro de Andrade – UFF 2014
WASSER, Frederick - Veni, Vidi, Video_ The Hollywood Empire and the Vcr (Texas Film and Media Studies Series) (2002, University of Texas Press)

PERIÓDICOS
ALMEIDA, Candido José Mendes de. Video-clubes. O encontro de gerações. Revista Videomagia, março de 1982.

Downloads

Publicado

2023-05-27

Como Citar

GUIMARÃES, P. C. D.; HOLZBACH, A. D. A RETÓRICA DO VIMEO NA LEGITIMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE “PROFISSIONAL". Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 171–186, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i1p171-186. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/648. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos