Edições anteriores

  • Dossiê: LINK2022 Journal - A Pesquisa Practice-led em Comunicação e Design - Coleção Vol. 2
    v. 13 n. 3 (2022)

    Kia ora
    Temos o prazer de apresentar o segundo volume do Dossiê LINK2022 Practice-led research In Communication Design. Nesta edição trazemos outros sete artigos originais selecionados a partir das apresentações de pesquisadores do Brasil, Nova Zelândia e Tailândia realizadas no LINK 2021 – International Conference in Practice-led research in Art, Communication and Design. A conferencia atraiu cerca de 400 participantes individuais de 19 países e os editores selecionaram os melhores trabalhos para a submissão de um text que pudesse dar profundidade as ideias introduzidas na conferencia e disponíveis no LINK YouTube Channel aqui: https://www.youtube.com/channel/UCeb2Wvf0qBNS5Hi0E60iXxg.

    A primeira parte do segundo volume aborda a questão das plataformas nos festivais de cinema, no Tik Tok e nas práticas de crunch time na produção de videogames. Já a segunda parte tem como foco o ensino em Design, por meio de estudos de casos e práticas docentes que abordam noções como interdisciplinaridade, pensamento crítico, visualidade e materialidade.

    Os textos desse volume formam, assim, um amplo, rico e diverso panorama sobre abordagens de pesquisas orientadas para a prática na contemporaneidade. Dessa forma, os artigos tanto demonstram o potencial destas abordagens, como estimulam novas pesquisas que ampliem as potencialidades deste campo de crescente relevância e interesse da comunidade acadêmica. Esta versão bilingue reforça o compromisso do LINK Practice-led Research group em promover os projetos e metodologias utilizadas na pesquisa guiada pela pratica, com especial interesse em epistemologias do Sul Global.

    Ngā manaakitanga

  • Dossiê: LINK2022 Journal - A Pesquisa Practice-led em Comunicação e Design - Coleção Vol. 1
    v. 13 n. 2 (2022)

    Kia ora
    Temos o prazer de apresentar o primeiro volume do Dossier LINK2022 Practice-led research In Communication Design. Esta coleção oferece um panorama atualizado de como a pesquisa conduzida pela prática foi incorporada à academia para desafiar os pressupostos sobre novas formas de investigar e comunicar novos conhecimentos por meio da prática artística. Esta coleção é resultado de uma parceria internacional entre o LINK Practice-led Research Group da Auckland University of Technology - AUT, em Aotearoa, Nova Zelândia, o Journal GEMInIS da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e a Universidade Anhembi Morumbi.
    Este primeiro volume apresenta uma coleção de dez artigos originais selecionados a partir das apresentações mais originais submetidas à LINK 2021 International Conference in Practice-led research in Art, Communication and Design. Os Editores dos Dossiês pediram aos principais apresentadores que expandissem sua presença na forma de um artigo acadêmico completo inédito. Esses manuscritos avançam abordagens históricas, contextuais e filosóficas para demonstrar a geração de novos conhecimentos que só podem ser obtidos através da prática.
    Nga manaakitanga
    Editores do Dossiê LINK2022

  • Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem - Parte 2
    v. 13 n. 1 (2022)

    Com grande alegria apresentamos a continuidade do Dossiê “Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem”. A primeira parte foi publicada em 2021 e, agora, em 2022 compartilhamos a segunda parte que é composta de sete textos que, igualmente à primeira parte, demonstram a diversidade de temáticas que emergem de discussões teóricas ou aplicadas ao campo do audiovisual e das mídias em interface com outros campos dos estudos da linguagem, evidenciando a emergência de reflexões que considerem as produções audiovisuais em formatos acessíveis para as pessoas com deficiência. 

  • Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem - Parte 1
    v. 12 n. 3 (2021)

    Como um dos frutos desse duplo movimento de ampliação de direitos e de pesquisas sobre tradução audiovisual acessível (TAVa), apresentamos o dossiê “Acessibilidade audiovisual: práticas de tradução e linguagem”. O dossiê representa a expansão de pesquisas voltadas TAVa em diálogo com campos estratégicos como o dos Estudos da Tradução, Estudos da Interpretação, Estudos do Audiovisual, Linguística Aplicada e Educação, o que releva a transversalidade e con-temporaneidade da temática.

  • Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais - Parte 2
    v. 12 n. 2 (2021)

    Concebido na empolgação das invenções mecanizadas, o cinema, sua linguagem e a proeza de projetar imagens em movimento continuou a se expandir no fluxo do desenfreado avanço tecnológico. Nesse percurso, imagens em movimento (hoje denominado de audiovisual) se desdobraram em diversos formatos, canais de distribuição, modos de captação, sem se desvincularem de sua matriz de linguagem, o próprio cinema. O vultuoso número de trabalhos que recebemos para compor os dois volumes desse dossiê confirma isso, permitindo que ofereçamos a leitura de uma amostra de tantos bons trabalhos nesse vasto universo. Nosso convite é para que você, leitor, se nutra dos conteúdos oferecidos nas próximas páginas e estabeleça o diálogo com os artigos sob um olhar crítico, em direção à produção de novos conhecimentos.

  • Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais - Parte 1
    v. 12 n. 1 (2021)

    A narrativa seriada, embora exista desde o início da história do cinema e da televisão, deixou de ser um produto de entretenimento de menor valor, no século XXI, para se tornar de grande prestígio, revendo temáticas, personagens e estratégias estruturais inusitadas. Esse fenômeno cultural refletiu no conjunto dos artigos desse dossiê temático “Desafios, Tendências e Pesquisas: Roteiros Audiovisuais”. A produção seriada se mostrou relevante no rol das pesquisas sobre roteiro, visto o número significativo de artigos sobre o tema, que será tratado em dois volumes, sendo o segundo publicado no próximo número da Revista GEMInIS. Nesse primeiro volume, apresentamos dez artigos que demonstram o grau de importância do Roteiro Audiovisual no ecossistema em que se insere a narrativa audiovisual atual e as demandas sobre a produção de conhecimento a seu respeito.

  • Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde - Parte 2
    v. 11 n. 3 (2020)

    Temos grande prazer em apresentar aos leitores mais uma edição da Revista Geminis, desta vez, na forma de um dossiê especial sobre “Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde”, em seu segundo volume. Com a perspectiva de fortalecer as fronteiras entre os campos da comunicação e saúde e dar visibilidade para os territórios próprios que se produziram nesta fronteira, neste segundo volume do dossiê, apresentaremos seis artigos, produtos de pesquisas e relatos de experiências, que, a partir de diferentes metodologias, analisam vivências e narrativas de cuidado, comunicação e inovação social construídas ou veiculadas em diferentes dispositivos de mídia.

  • Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde - Parte 1
    v. 11 n. 2 (2020)

    Histórico, dramático, apocalíptico, o ano de 2020, entre outros reenquadramentos, pôs em destaque a relação estreita entre a Comunicação e a Saúde. Vivendo sob a onipresente catástrofe sanitária, conectando nossos medos mais íntimos a questões geopolíticas internacionais, nossas trocas, pesquisas, indignações e incertezas foram compartilhadas por formas reinventadas de comunicação. Como vemos nesse dossiê “Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde”, a situação evidenciou os imbricamentos dos dois campos, ambos com vocação holística e, portanto, se encontrando, de formas variadas, em esforços de complexificação que buscam estar à altura dos desafios do momento. O conjunto dos textos recebidos exigiu, inclusive, a publicação em duas partes, ficando segunda para o próximo número da revista.

  • Torre da Rádio UFSCar (Foto: Pedro Dolosic)

    v. 11 n. 1 (2020)

    É com satisfação que apresentamos a mais nova edição da Revista GEMInIS. Nesse número, apresentamos artigos que discutem questões relativas ao campo de estudos da comunicação e das mídias audiovisuais, pautando temas como cultura participativa, telejornalismo, vídeo sob demanda, telejornalismo e representação de relações inter-raciais no audiovisual brasileiro, dentre outros assuntos.

  • v. 10 n. 3 (2019)

    É com satisfação que apresentamos a mais nova edição da Revista GEMInIS. Nesse número, apresentamos artigos que discutem questões relativas ao campo de estudos da comunicação e das mídias audiovisuais, pautando temas como redes sociais, cultura de fãs, educação, tecnologias vestíveis e análise de obras audiovisuais, dentre outros assuntos.

1-10 de 34