O vine e o diálogo audiovisual na cultura participativa

Autores

  • Sheron Neves ESPM-Sul Unisinos PUCRS.

Palavras-chave:

vídeo online, redes sociais, cultura participativa, publicidade, Vine

Resumo

No atual ambiente midiático, a audiência possui ferramentas não apenas para consumir mas para produzir e distribuir conteúdo. Em um mercado onde as fronteiras entre entretenimento e publicidade se tornam cada vez menos claras, o conteúdo audiovisual e as comunidades formadas ao seu redor se tornam temas de estudo relevantes. Dominado pelo YouTube na primeira década do milênio, o mercado do vídeo online vem se ampliando em função da tecnologia mobile, e aplicativos para rápida produção e consumo de vídeo, como o Vine, que se destaca pelo seu caráter social e colaborativo. A proposta deste trabalho é examinar o potencial do Vine na publicidade – não aquela tradicionalmente interruptiva e unilateral, mas sim uma publicidade que entretém, envolve e convida a participar. Para isto, o caso da campanha Hollywood and Vines, da Airbnb, será analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheron Neves, ESPM-Sul Unisinos PUCRS.

Mestre em História do Cinema e da TV pela Birkbeck,University of London. Pesquisa televisão, convergência, mídiassociais e narrativa transmídia. Leciona na ESPM-Sul, naUnisinos e na PUCRS.

Referências

AIRBNB. About us. Website. Disponível em: https://www. airbnb.com/about/about-us. Acesso em: 21/03/2014.

ARAUJO, A. Made In Brazil. Revista da ESPM, v. 19, n. 4, jul./ago. 2012, p. 64-69.

BURGESS, J; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital. São Paulo: Aleph, 2009.

BROWN, D. Viner, A Documentary Film. Trailer do filme, 2014. Disponível em: http://thevinerdocumentary.com. Acesso em: 24/07/2014.

DAVIES, R. Digital intimacies: aesthetic and affective strategies in the production and use of online video. In: GRAINGE, P. (Ed.), Ephemeral Media, London: BFI, 2011, p. 214-227.

DOVEY, J. Time slice: web drama and the attention economy. In:

GRAINGE, P. (Ed.), Ephemeral Media, London: BFI, 2011, p. 138-155.

DENT, J; BAKER, Y. Vine Stories: How an App

Changed Our Lives. Kindle Edition, 2014.

DOUGHERTY, T. Video Artist Creates Dreamy Worlds Using Vine. Creator’s Project Blog. 02/06/2014. Disponível em: http://thecreatorsproject.vice.com/ blog/video-artist-creates-dreamy-worlds-using-vine. Acesso em: 17/06/2014.

EDITORIA BUSINESS INSIDER. The Rise Of Social Video. Business Insider, 17/06/2013. Disponível em: http://www.businessinsider. com/the-rise-of-social-video-2013-6. Acesso em: 11/02/2014.

GESENHUES, A. Vine Grows To 40 Million Registered Users. Marketig Land, 20/08/2013. Disponível em: http://marketingland.com/vinehits-40-million-registered-users-56481. Acesso em: 19/03/2014.

GRAINGE, P (Ed.). Ephemeral Media, London: BFI, 2011.

GREENFIELD, R. These Tribeca Film Festival Vines Are Six Seconds Of Pure Art. Fast Company, 15/04/2014. Disponível em: http://www.fastcompany.com/3029174/ these-tribeca-film-festival-vines-are-six-seconds-of-pure-art. Acesso em: 04/05/2014.

GUTELLE, S. The Rise of Vine and the Fragmentation of Online Video. Tube Filter, 23/12/2013. Disponível em: http://www.tubefilter.com/2013/12/23/2013-online-video-vine. Acesso em: 18/06/2014.

HANDLEY, A. When Content Marketing Looks A Lot Like Art. Ann Handley Online, 18/09/2013. Disponível em: http://www.annhandley.com/2013/09/18/airbnb-when-content-marketing-looks-a-lot-like-art. Acesso em: 17/12/2013.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

___________. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Boston, MA: MIT Press, 2009.

JENKINS, H; FORD, S; GREEN, J. Spreadable Media: Creating Value and Meaning in a Networked Culture. New York: New York University Press, 2013.

JOHNSON, S. Tudo que é ruim é bom para você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

JOHNSTON, N. Rise of short video & nascent social media’s value to your brand. Medium, 20/06/2013. Disponível em: https://medium.com/tech-talk/56aa1c368300. Acesso em: 04/03/2014.

LAFLOUFA, J. É oficial: tuítes com fotos e vídeos têm mesmo maior taxa de RTs. Brainstorm 9, 12/03/2014. Disponível em: http://www.brainstorm9.com.br/46308/social-media/e-oficial-tuites-com-fotos-evideos-tem-mesmo-maior-taxa-de-rts. Acesso em: 22/03/2014.

LAHEY, M. Blips On the Radar. In Media Res, 08/11/2013. Disponível em: http://mediacommons.futureofthebook.org/imr/2013/11/08/blipsradar-vine-and-consumer-attention. Acesso em: 17/04/2014.

LAKE, C. Pre-roll video ads: is it any wonder why we hate them? E-Consultancy, 22/08/2013. Disponível em: https://econsultancy.com/blog/63277-pre-rollvideo-ads-is-it-any-wonder-why-we-hate-them. Acesso em: 17/04/2014.

LORBER, A. Where Are Teens Hanging Out in 2014? Forbes, 09/01/2014. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/gyro/2014/01/09/forbes-where-areteens-hanging-out-in-2014-hint-its-not-facebook/. Acesso em: 30/01/2014.

MARTIN, A. J. Why Vine is perfect for brands to reach teens. Silicon Valley Business Journal, 11/04/2013. Disponível em: http://www.bizjournals.com/sanjose/news/2013/04/11/vine-social-media-ads-teens.html. Acesso em: 02/05/2014.

MONELLO, M. Bewitching Buyers: Storytelling in a Hyperconnected World. Omma, Outono 2011, p. 20-23.

MORATA, F. Entrevista por email concedida a Sheron Neves, 17/01/2014.

MURDOCH, R; TUMA, Y; VERNOCCHI, M. O futuro da TV em um click. Accenture, Mar. 2013. Disponível em: http://www.accenture.com/br-pt/outlook/Pages/outlook-journal-2013-eyes-have-it-whocontrols-future-of-television-media.aspx. Acesso em: 02/05/2014.

POPPER, Ben. Six seconds of horror. TheVerge, 19/02/2013. Disponível em: http://www.theverge.com/2013/2/19/4002426/vineadam-goldberg-micro-movies. Acesso em: 10/02/2014.

PUGACHEVSKY, J. Multi-talented viner Peter Heacock shares tips on thinking outside the box. Tribeca Film, set. 2013. Disponível em: http://tribecafilm.com/stories/interview-multi-talented-viner-peter-heacockshares-tips-on-thinking-outside-the-box. Acesso em: 09/12/2013.

PURCELL, K. Online Video 2013. Pew Internet Project, 10/10/2013. Disponível em: http://www.pewinternet.org/files/old-media//Files/Reports/2013/PIP_Online%20Video%202013.pdf. Acesso em: 11/05/2014.

RECUERO, R. Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet. Revista FAMECOS, n. 38. Porto Alegre: PUCRS, abr. 2009, p. 118-128.

____________. A conversação como apropriação na comunicação mediada pelo computador. In: BUITONI, D.; CHIACHIRI, R. (Org.). Comunicação, Cultura de Rede e Jornalismo. São Paulo: Almedina, 2012, p. 259-274 [versão rascunho/draft]. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/artigos.html. Acesso em: 08/12/2013.

RECUERO, R; ZAGO, G. A Economia do Retweet: Redes, Difusão de Informações e Capital Social no Twitter. Contracampo, v. 24. Niterói: UFF, jul. 2012, p. 19-43.

ROBERTS, K. Lovemarks. Nova York: PowerHouse, 2005.

ROSE, F. The Art of Immersion. New York: W. W. Norton, 2011.

SEYMOUR, C. The Growing Impact of Social Media on Video. E-Content, 12/05/2014. Disponível em: http://www.econtentmag.com/Articles/News/News-Feature/The-Growing-Impact-of-Social-Media-on-Video-96730.htm. Acesso em: 13/06/2014.

SIBILIA, P. O Show do Eu: A Intimidade Como Espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SMITH, P. Vine Is Creating A New Breed Of Internet Superstars. BuzzFeed, 07/01/2014. Disponível em: http://www.buzzfeed.com/patricksmith/vine-is-creating-a-new-breed-of-internet-superstar. Acesso em:SOUSA, G. Entrevista por email concedida a Sheron Neves, 17/01/2014.

STAMPLER, L. Six-Second Stars: Vine Is Thriving and Creating New Web Celebrities. Time, 14/10/2013, p. 13.

SULLIVAN, D. Instagram Shares Easily Beat Vine On Twitter, Unless You’re Talking About Influencers. Marketing Land, 28/06/2013. Disponível em: http://marketingland.com/topsy-instagram-vine-shares-50179. Acesso em: 17/07/2013.

TOMALIN, E. 6 Vine Predictions for 2014. Unruly Media, 24/01/2014. Disponível em: http://www.unrulymedia.com/article/24-01-2014/6-Vine-Predictions-For-2014/1390555653. Acesso em: 19/03/2014.

TRIPODI, J. Coca-Cola Marketing Shifts from Impressions to Expressions, Harvard Business Review, 27/04/2011. Disponível em: http://blogs.hbr.org/2011/04/coca-colas-marketing-shift-fro/. Acesso em: 09/04/2012.

WORTHAM, J. Six Seconds of Loopy Creativity. The New York Times, 03/05/2014. Disponível em: http://bits.blogs.nytimes.com/2014/05/03/sixseconds-of-loopy-creativity-and-millions-of-fans/. Acesso em: 16/06/2014.

ZOZZOLI, J. C. A Marca Diante das Novas Práticas Midiáticas. Pensamento e Realidade, n. XIII, v. 25. São Paulo: PUCSP, 2010, p. 11-30.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

NEVES, S. O vine e o diálogo audiovisual na cultura participativa. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 32–46, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/202. Acesso em: 28 mar. 2024.