PONTES DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO NA PARADA DO ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p161-184

Palavras-chave:

Parada LGBT de São Paulo, Influenciadores Digitais, Redes Sociais

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade investigar a formação de redes no Twitter na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e compreender os discursos publicizados e as interações feitas entre os usuários, as marcas e os influenciadores. A metodologia abordada foi a Análise de Redes Sociais (ARS) mesurando as publicações e as hashtags vinculadas à marca e ao evento. Os principais resultados mostraram que a marca Burger King teve um destaque significativo na rede, mas especialmente os influenciadores que participaram da programação virtual do evento, que já possuem um grande número de seguidores nas contas do Twitter.

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Biografia do Autor

Priscila Kalinke da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduada em Comunicação e Educação pela FCV, graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá, graduada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior do Paraná e Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Ingá. Professora Efetiva do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa E-Publicc (Publicização, Comunicação e Cultura). Tem pesquisas na área de Publicidade e Análise de Redes para Mídia Sociais; Comunicação e Educação; Responsabilidade Social e Ambiental de Marcas.

Carlos Henrique Sabino Caldas, UEMG

É professor doutor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais PES Nível VI Grau B, subcoordenador do curso de publicidade, professor permanente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. É membro do GEA (Grupo de Estudos Audiovisuais da UNESP) e do e-PUBLICC, (Grupo de pesquisa em Publicização, Comunicação e Cultura da UEMG). Tem pesquisas na área de criação publicitária, produção em multimeios, audiovisual interativo, consumo midiatizado, publicidade e novas tecnologias, semiótica do audiovisual, propriedade intelectual nas tecnologias da comunicação e informação, comunicação e tecnologia, novas tecnologias e inovações na produção audiovisual e estudos em Interação Humano-Computador (IHC).

Maria Isabel Barbosa Nascimento, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG

Publicitária graduada na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desenvolvo pesquisas sobre as práticas interacionais no consumo audiovisual em novas tecnologias, com ênfase em Comunicação e Tecnologia, desenvolvi pesquisas sobre a formação de redes no Twitter na Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo e, construí meu trabalho de conclusão de curso baseado nas teorias sobre marketing de influência, regime de interação e sentido e análise de conteúdo. É membra do e-PUBLICC, (Grupo de pesquisa em Publicização, Comunicação e Cultura da UEMG).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

KALINKE DA SILVA, Priscila; CALDAS, Carlos Henrique Sabino; BARBOSA NASCIMENTO, Maria Isabel. PONTES DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO NA PARADA DO ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 161–184, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p161-184. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/772. Acesso em: 14 jan. 2025.

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