UMA NOVA ESPERANÇA?
REPRESENTAÇÕES DE CONFLITOS DE GÊNERO, RESISTÊNCIA FEMININA E DO ANDROCENTRISMO NO FILME STAR WARS EPISÓDIO VIII: OS ÚLTIMOS JEDI
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p471-494Palavras-chave:
Star Wars, Representação Feminina, AndrocentrismoResumo
Este artigo utiliza a Análise de Conteúdo para investigar as representações do androcentrismo e da resistência feminina em Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi, sob uma perspectiva de gênero. O objetivo principal foi analisar como esses fenômenos são retratados, focando nas interações dos personagens femininos e masculinos. Os resultados indicaram que as personagens femininas contrariam as convenções de gênero tradicionais, ressaltando os avanços feministas. A análise também revelou a manutenção de elementos androcêntricos. Conclui-se que o filme, embora contribua para a representatividade de gênero, reproduz as contradições inerentes às lutas feministas, podendo servir à manutenção de ideologias patriarcais.
Downloads
Referências
BAIRROS, Luiza. Nossos feminismos revisitados. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 212-221.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Ed. 70, 2016.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomas. 2. ed. Lisboa: Difel, 1989.
CADORE, Caroline Bresolin Maia; MONTEIRO, Kimberly Farias. A representatividade do papel da mulher no cinema face ao domínio masculino. In: BOLESINA, Iuri; GERVASONI, Tássia A.; LOBO, Tatiani de Azevedo (Orgs.). Direitos Fundamentais nos novos cenários do Século XXI. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p. 29-45. Disponível em: http://www.precog.com.br/bc-texto/obras/2019-pack-024.pdf#page=29. Acesso em: 20 jun. 2025.
CORNACHIONI, Jaqueline. A importância de Star Wars na história do cinema. CINEMATECANDO CRÍTICA E CONTEÚDO, 2016. Disponível em: https://cinematecando.com.br/importancia-de-star-wars-na-historia-do-cinema/. Acesso em: 15 maio. 2025.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
MARTINEZ, Lucas da Silva; SALVA, Sueli. Gênero e protagonismo feminino em Star Wars: análise de notícias veiculadas em sites e blogs. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 22, n. 49, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5005. Acesso em: 17 jun. 2025.
OYÊWÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 83-95.
SANTOS, Gabriel; STIEGWARDT, Tomás. El camino de la heroína, el arquetipo femenino universal para un nuevo paradigma. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, Buenos Aires, n. 91, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/buscador.html?task=detalhes&source=all&id=W3043843555. Acesso em: 17 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raphael Fernandes Brito, Renata Rauta Petarly, Plábio Marcos Martins Desidério

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.