UMA NOVA ESPERANÇA?

REPRESENTAÇÕES DE CONFLITOS DE GÊNERO, RESISTÊNCIA FEMININA E DO ANDROCENTRISMO NO FILME STAR WARS EPISÓDIO VIII: OS ÚLTIMOS JEDI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p471-494

Palavras-chave:

Star Wars, Representação Feminina, Androcentrismo

Resumo

Este artigo utiliza a Análise de Conteúdo para investigar as representações do androcentrismo e da resistência feminina em Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi, sob uma perspectiva de gênero. O objetivo principal foi analisar como esses fenômenos são retratados, focando nas interações dos personagens femininos e masculinos. Os resultados indicaram que as personagens femininas contrariam as convenções de gênero tradicionais, ressaltando os avanços feministas. A análise também revelou a manutenção de elementos androcêntricos. Conclui-se que o filme, embora contribua para a representatividade de gênero, reproduz as contradições inerentes às lutas feministas, podendo servir à manutenção de ideologias patriarcais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Fernandes Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos - UNITPAC (2020); organizador chefe dos eventos institucionais voltados aos direitos dos consumidores 'A atuação do Procon na defesa dos direitos dos consumidores (2017)' e 'Instrumentos de defesa do consumidor: Ações do PROCON e OAB (2019)'; Advogado inscrito na OAB - TO sob o n. 11.312 (2022); Escrevente Analista de Títulos e Documentos e Registro de Pessoas Jurídicas do Tabelionato de Protesto, Registro Civil de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Araguaína - TO (2023 - 2024); Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT) vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT (2024), Membro pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos e Culturais - NEUC/UFNT (2024), Organizador da Revista Participativa: Ciência Aberta em Revista - ISSN 2675-326X (2025).

Renata Rauta Petarly, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Docente na Universidade Federal do Norte do Tocantins, no curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e do Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura e Território. Doutora em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e bacharel em Gestão de Cooperativas também pela Universidade Federal de Viçosa. Já trabalhou como analista de Capacitação e Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado do Tocantins. Além de trabalhar com extensão rural e metodologias participativas, também trabalha com assessoria a projetos de desenvolvimento comunitário e organização do quadro social de cooperativas. Desenvolve pesquisas com mulheres rurais e em situação de vulnerabilidade social.

Plábio Marcos Martins Desidério, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins, lotado no Colegiado de História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território. Membro pesquisador do NEUC (Núcleo de Estiudos Urbanos e Culturais). Pesquisador na área de comunicação e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da comunicação, mídia, televisão, telenovela, gênero, cultura popular, cultura urbana, mídias sociais, cinema, cinema na fronteira e estudos de recepção.Produtor cultural e cineasta produzindo documentários sobre temas diversos locais e regionais. 

Referências

BAIRROS, Luiza. Nossos feminismos revisitados. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 212-221.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Ed. 70, 2016.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomas. 2. ed. Lisboa: Difel, 1989.

CADORE, Caroline Bresolin Maia; MONTEIRO, Kimberly Farias. A representatividade do papel da mulher no cinema face ao domínio masculino. In: BOLESINA, Iuri; GERVASONI, Tássia A.; LOBO, Tatiani de Azevedo (Orgs.). Direitos Fundamentais nos novos cenários do Século XXI. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p. 29-45. Disponível em: http://www.precog.com.br/bc-texto/obras/2019-pack-024.pdf#page=29. Acesso em: 20 jun. 2025.

CORNACHIONI, Jaqueline. A importância de Star Wars na história do cinema. CINEMATECANDO CRÍTICA E CONTEÚDO, 2016. Disponível em: https://cinematecando.com.br/importancia-de-star-wars-na-historia-do-cinema/. Acesso em: 15 maio. 2025.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

MARTINEZ, Lucas da Silva; SALVA, Sueli. Gênero e protagonismo feminino em Star Wars: análise de notícias veiculadas em sites e blogs. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 22, n. 49, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5005. Acesso em: 17 jun. 2025.

OYÊWÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. p. 83-95.

SANTOS, Gabriel; STIEGWARDT, Tomás. El camino de la heroína, el arquetipo femenino universal para un nuevo paradigma. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, Buenos Aires, n. 91, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/buscador.html?task=detalhes&source=all&id=W3043843555. Acesso em: 17 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

FERNANDES BRITO, Raphael; RAUTA PETARLY, Renata; MARTINS DESIDÉRIO, Plábio Marcos. UMA NOVA ESPERANÇA? REPRESENTAÇÕES DE CONFLITOS DE GÊNERO, RESISTÊNCIA FEMININA E DO ANDROCENTRISMO NO FILME STAR WARS EPISÓDIO VIII: OS ÚLTIMOS JEDI. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 471–494, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p471-494. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/900. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.