BANDERSNATCH

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O CONSUMO MIDIÁTICO AUDIOVISUAL E A CULTURA DA CONVERGÊNCIA

Autores

  • Juliane Vicente Lopes UFRGS
  • Elisa Reinhardt Piedras

Palavras-chave:

consumo midiático, audiovisual, cultura da convergência, público, Black Mirror: Bandersnatch

Resumo

O presente artigo é uma análise das interações do público com a narrativa Bandersnatch. A
metodologia de abordagem qualitativa tem o viés exploratório, com pesquisa bibliográfica e estudo
empírico por meio da observação de postagens na plataforma Facebook. Este artigo tem como objetivo
compreender as práticas do público no ambiente digital a partir dos resultados encontrados na etapa
exploratória. O referencial teórico concentra-se na cultura da convergência e no consumo midiático
como alicerces conceituais. Por fim, os resultados da análise geral são: as tipologias das postagens, os
formatos, as temáticas emergentes e os perfis de público.

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Biografia do Autor

Juliane Vicente Lopes, UFRGS

Mestranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes. Especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Graduada em Letras - Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora de Língua Inglesa, Portuguesa, Redação e Literatura.  Mestranda no Projeto de Pesquisa “Especificidades da recepção da publicidade: como são feitos e o que dizem os estudos brasileiros recentes sobre a relação do público com esse gênero. Membro do grupo de pesquisa "Tecnologia e Ficção" vinculado à Escola de Humanidades da PUCRS. Escritora publicada em antologias e coletâneas pelas editoras: Editora Zouk, Editora Quilombhoje, Elemental Editoração, Editora Metamorfose, Editora Diário Macabro, ASES e Editora Cartola.

Elisa Reinhardt Piedras

Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e em Artes Visuais/Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Mestre em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), pesquisando “A articulação da publicidade com o mundo social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção”; foi bolsista da Capes. Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), desenvolvendo tese sobre “Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino”. Realizou intercâmbio na Universidad de Extremadura / Espanha na área de Design (2002), com bolsa da AECI; e Estágio de Doutorado no Exterior na Universidade Paris V - Sorbonne (2007), com bolsa da Capes. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Projeto de Pesquisa “Especificidades da recepção da publicidade: como são feitos e o que dizem os estudos brasileiros recentes sobre a relação do público com esse gênero.

Referências

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

VICENTE LOPES, J.; REINHARDT PIEDRAS, E. BANDERSNATCH: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O CONSUMO MIDIÁTICO AUDIOVISUAL E A CULTURA DA CONVERGÊNCIA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 27–53, 2019. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/451. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Especial - Cocriação de conteúdo transmídia sulamericano