DINÂMICAS DE REPETIÇÃO E REPRISES NA TELEVISÃO BRASILEIRA

EXPLORANDO AS BASES DO MERCADO DE NOSTALGIA NAS ANIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p45-70

Palavras-chave:

Animação, Nostalgia, Repetição

Resumo

Abordaremos as dinâmicas de repetição e reprises na televisão brasileira, analisando seus papéis no surgimento do mercado de nostalgia atual, com ênfase nos produtos animados. Consideramos que a repetição dos conteúdos cinematográficos para a televisão preparou os telespectadores para aceitarem a recorrência dos mesmos programas sem maior estranhamento na formulação das reprises – as quais também foram responsáveis pela criação de uma nostalgia televisiva ao transformar certas produções em “clássicas” ou “reprisáveis”, gerando uma “herança animada”.

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Biografia do Autor

Dionisio Brazo, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Cultura e Territorialidades e Bacharel em Turismo, ambos pela mesma universidade. Atualmente também Licenciando em História pelo Colégio Pedro II. Pesquisador no AnimaMídia: Grupo de Pesquisa em Desenhos Animados.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

BRAZO, Dionisio. DINÂMICAS DE REPETIÇÃO E REPRISES NA TELEVISÃO BRASILEIRA: EXPLORANDO AS BASES DO MERCADO DE NOSTALGIA NAS ANIMAÇÕES. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 45–70, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p45-70. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/843. Acesso em: 1 maio. 2025.

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