PRODUÇÃO TELEVISIVA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA: O CASO NETFLIX

Autores

Palavras-chave:

Nostalgia, Séries Televisivas, Netflix, Gilmore Girls

Resumo

O apelo à memória é um recurso utilizado pelo audiovisual americano há bastante tempo. No caso específico do meio televisivo, a ficção seriada tem produzido continuamente obras com elementos estéticos e/ou narrativos nostálgicos. Embora esse recurso seja frequentemente acionado, é notável nos últimos anos uma popularização de remakes, reboots, revivals e releituras de produtos televisivos na tentativa de fisgar espectadores, em um contexto de intensa competição. Nesse cenário, o veículo de streaming Netflix tem se destacado por trazer de volta séries canceladas/terminadas, como também por instrumentalizar a nostalgia, produzindo conteúdo direcionado a fãs saudosistas, em um processo que chamamos de “retomada da audiência”. Argumentamos que embora a nostalgia tenha uma relação próxima com o modelo de produção da TV americana, a Netflix tem se apropriado desse sentimento como uma de suas principais estratégias de posicionamento mercadológico. Para isso, analisamos o caso do revival da série Gilmore Girls, lançado em 2016.

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Biografia do Autor

Mayka Castellano, UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ, onde também realizou um pós-doutorado.

Melina Meimaridis, UFF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Mestre pela mesma instituição.

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Publicado

2017-07-19

Como Citar

CASTELLANO, M.; MEIMARIDIS, M. PRODUÇÃO TELEVISIVA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA: O CASO NETFLIX. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 60–86, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/281. Acesso em: 19 abr. 2024.