CONEXÕES ENTRE CULTURA POP JAPONESA, COMPLEXIDADE NARRATIVA E COMPETÊNCIA MIDIÁTICA

O CASO DE SERIAL EXPERIMENTS LAIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p275-296

Palavras-chave:

animê, cultura pop japonesa, complexidade narrativa, competência midiática

Resumo

Em um contexto de mudanças nas configurações midiáticas, a capacidade de leitura, análise e ressignificação de mensagens é essencial para a utilização consciente da mídia, que está relacionada à competência midiática. Tendo em vista a importância do fomento à competência midiática e a visível presença da cultura pop japonesa no Brasil, o presente artigo tem como objetivo analisar o animê Serial Experiments Lain (1998) sob o prisma da complexidade narrativa abordada por Mittell (2012) e Johnson (2012), relacionando-a ao desenvolvimento das dimensões da linguagem e estética propostas por Ferrés e Piscitelli (2015) em estudos sobre competência midiática.

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Biografia do Autor

Júlia Garcia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática, no qual participa de projetos relativos à qualidade no audiovisual, literacia midiática e cultura pop asiática, com interesse especial nas produções japonesas.

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora associada na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do qual foi coordenadora (2016-2019) e é editora da Revista Lumina. Coordenadora da equipe brasileira da Rede Interinstitucional Euroamericana de Investigação sobre Competência Mediática para a Cidadania (ALFAMED).

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

GARCIA, J.; BORGES, G. CONEXÕES ENTRE CULTURA POP JAPONESA, COMPLEXIDADE NARRATIVA E COMPETÊNCIA MIDIÁTICA: O CASO DE SERIAL EXPERIMENTS LAIN. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 275–296, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p275-296. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/516. Acesso em: 29 mar. 2024.