A anatomia de um movimento comunicativo on-line: o ativismo de fã-gamers em League of Legends como inteligência coletiva

Autores

  • Tarcízio Macedo UFPA
  • Otacílio Amaral Filho UFPA

Palavras-chave:

Cultura Pop, Cultura de fãs, Ativismo de fã-gamers, Inteligência Coletiva, Jogo digital

Resumo

Este trabalho propõe compreender um movimento comunicativo gerado no fórum brasileiro do jogo on-line League of Legends, acerca do potencial de representação política da comunidade de jogadores nacionais. Busca-se cartografar parte deste movimento e refletir sobre algumas ações de fãs neste movimento, propondo conceituar e entender o ativismo de fã-gamers e sua manifestação em rede, sustentando-o como constituído a partir das dinâmicas da inteligência coletiva neste caso específico. Para isto, utilizamos de uma metodologia abordada pelo objeto com estratégias multimetodológicas e multiescalares, com destaque para as inspirações etnográficas.

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Biografia do Autor

Tarcízio Macedo, UFPA

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Co-coordenador do grupo de Pesquisa Midiática na Amazônia, integra o Diretório CNPq nos grupos de pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA) e Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (Narramazônia). Foi pesquisador visitante no PósCom da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Colaborador de projetos de pesquisa na UFPA, UFBA e UNEB.

Otacílio Amaral Filho, UFPA

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA) e da Faculdade de Comunicação (Facom/UFPA). Coordenador do Grupo de Pesquisa Midiática na Amazônia (CNPq) e do projeto de pesquisa “Os Espetáculos Culturais na Amazônia”. Diretor do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

MACEDO, T.; AMARAL FILHO, O. A anatomia de um movimento comunicativo on-line: o ativismo de fã-gamers em League of Legends como inteligência coletiva. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 147–176, 2016. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/256. Acesso em: 28 mar. 2024.

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