Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência

Autores

  • Daiana Maria Veiga Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Convergência, Social TV, Televisão. Segunda Tela, Engajamento, Comportamento da Audiência

Resumo

O artigo tem o objetivo de discutir o recente fenômeno chamado Social TV e analisar como o mesmo tem contribuído para a divulgação da série Pretty Little Liars. Fruto do novo ecossistema de conectividade que vivemos, a Social TV modifica as métricas da audiência, o nível de participação do público, as narrativas, a recepção do espectador e traz de volta o appointment television. A produção norte-americana Pretty Little Liars representa o encontro de três pontos fundamentais para o engajamento dos sujeitos midiáticos e a sinergia entre o backchannel e a TV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Maria Veiga Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Minas (2011), e pós graduanda em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Dedica-se à pesquisa em fenômenos da Cultura da Convergência, Social TV e Second Screen, também é membro do grupo de estudos e projetos EraTransmídia dos Inovadores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Metodista de São Paulo (2013).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre (1997) e doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal (2005-2008), onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital (2005-2012). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou o livro A poética televisual de Samuel Beckett (2009) e as coletâneas Discursos e Práticas de Qualidade na TV (2008), Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais (2010), Estudos Televisivos: Diálogos Brasil_Portugal (2011), Televisão: formas audiovisuais de ficção e de documentário Vol I (2011) e Vol II (2012).

Referências

BROZEK, Melanie, #PrettyLittleLiars: How Hashtags Drive The Social TV Phenomenon, Salve Regina University. Disponível em <http://digitalcommons.salve.edu/pell_theses/93/>. Acesso em: jul. 2013.

BULKELEY, William M. Ten Breakthrough Technologies.MIT Technology Review, mai./jun. 2010. Disponível em: <http://www2.technologyreview.com/article/418541/tr10-social-tv>. Acesso em: 21 abr. 2012.

CANNITO, Newton. A televisão na era digital – interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Plexus, 2010.

EDELSBURG, Natan. Inside look at HBO’s social TV strategy for ‘Game of Thrones’, Lost Remote, Disponívelem: <http://lostremote.com/inside-look-at-hbos-social-tv-strategy-for-game-of-thrones_b27683> .Acessoem: abr. 2012

GODLEY, Chris. HR’s Social Media Poll: How Facebook and Twitter Impact the Entertainment Industry, Hollywood Reporter, Disponível em: <http://www.hollywoodreporter.com/gallery/facebook-twitter-social-media-study-302273#19> .Acessoem: abril. 2012

IMDB.Pretty Little Liars, TV Series. Disponível em <http://www.imdb.com/title/tt1578873/>. Acesso em: jun. 2012

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: ALEPH, 2008.

LENSMAN,Kitty. Digital TV, Thinktv.org. Disponível em <http://www.thinktv.org/onair/schedule/digital-tv>. Acesso em: jun. 2011

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel & SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

New study confirms correlation between Twitter and TV ratings, Nielsen. Disponível em: <http://www.nielsen.com/us/en/newswire/2013/new-study-confirms-correlation-between-twitter-and-tv-ratings.html>>.Acesso em: abr. 2013

PROULX, Mike ; SHEPATIN Stacey.Social TV – How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web,social media, and mobile, New Jersey: John Wiley & Sons Inc, 2012.

ROSE, Frank. The Art of Immersion: How the Digital Generation Is Remaking Hollywood, Madison Avenue, and the Way We Tell Stories. New York: W W Norton & Company, 2011.

Stransky, Tanner.The Surprising Power of Pretty Little Liars: How this Twisty Over-the-Top Teen Mystery is Changing TV , ENTERTAINMENT WEEKLY, Nova Iorque, Março, 2013 ed. 1248.

TANNER, Christy. The Value of Social TV Impressions, TVNextConference. Disponível em:<http://issuu.com/tvguidemarketing/docs/socialtvimpressions?

mode=window&backgroundColor=%23222222> .Acesso em: fev. 2012

The follow-back: understanding the two-way causal influence between Twitter activity and TV viewership, Nielsen.Disponível em:<http://www.nielsen.com/us/en/newswire/2013/the-follow-back--understanding-the-two-way-causal-influence-betw.html> .Acesso em: ago. 2013

TRIPODI, Joe. Coca-Cola Marketing Shifts fromImpressionstoExpressions, Harvard Business Review, Disponível em: <http://blogs.hbr.org/cs/2011/04/coca-colas_marketing_shift_fro.html>>.Acesso em: out. 2012

BIBEL,Sara. Tuesday Cable Ratings: ‘Storage Wars’ Wins Night, ‘Teen Mom’, ‘Pretty Little Liars’, ‘White Collar’,’Dance Moms’, ‘Face Off’ & More, By The Numbers. Disponível em: <http://tvbythenumbers.zap2it.com/2012/08/22/tuesday-cable-ratings-storage-wars-wins-night-teen-mom-pretty-little-liars-white-collardance-moms-face-off-more/145736/>. Acesso em: ago. 2012.

KONDOLOJY, Amanda. Tuesday Cable Ratings: ‘Teen Mom’ Wins Night, ‘Storage Wars’, ‘Pretty Little Liars’, ‘White Collar’, ‘Hardcore Pawn’ & More, By The Numbers. Disponível em:<http://tvbythenumbers.zap2it.com/2012/08/29/tuesday-cable-ratings-teen-mom-wins-night-storage-wars-pretty-little-liars-white-collar-hardcore-pawn-more/146608/>. Acesso em: ago. 2012

Twitter TV Audience Snapshot, Aug. 20 - Aug. 26, 2012, Social Guide Intelligence. Disponível em: <http://sgi.socialguide.com/twitter_tv_rankings>. Acesso em: ago. 2012

Twitter TV Audience Snapshot, Aug. 27 - Sep. 2, 2012, Social Guide Intelligence. Disponível em: <http://sgi.socialguide.com/twitter_tv_rankings>. Acesso em: ago. 2012

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

MARIA VEIGA SIGILIANO, D.; BORGES, G. Social TV: a sinergia entre as hashtags e os índices de audiência. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 106–119, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/148. Acesso em: 28 mar. 2024.