AS PLATAFORMAS DE STREAMING E SEU IMPACTO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p227-246

Palavras-chave:

streaming, netflix, comportamento do consumidor

Resumo

Os serviços de streaming têm se popularizado como forma de transmissão e consumo de conteúdo nos últimos anos. O presente estudo tem como objetivo entender a percepção do consumidor sobre o streaming. O método utilizado para a coleta dos dados foi a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade individual com 27 pessoas e o survey com questionários fechados on line e uma amostra de 256 participantes, selecionados por conveniência. O método de análise dos dados qualitativo foi a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1988). Alguns dos  resultados encontrados apontaram que usuários de streaming dão grande valor à comodidade dos serviços e a preços baixos. Usam o streaming como fonte de lazer. Dividem o preço do serviço com os vários membros da família; valorizam os conteúdos originais e já substituíram completamente a mídia televisiva pelo streaming. A contribuição deste estudo ao campo em que atua é agregar conhecimento para as análises de consumo midiático, especificamente trazer um perfil da percepção do consumidor relativo ao streaming. Em termos de relevância para os estudos pode-se dizer que é imprescindível que os empresários da mídia e a ciência conheçam qual é o comportamento desse consumidor em relação a esse novo serviço.

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Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP

Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU.

Maria Victória Navarro, EACH-USP

Bacharela em Marketing pela EACH-USP.

Pietro Henrico Vidal Dignani, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela EACH-USP.

Bruno Alves Catão, EACH-USP

Bacharel em Marketing e graduando em Sistemas de Informação pela EACH-USP.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

ACEVEDO, C. R.; NAVARRO, M. V.; DIGNANI, P. H. V.; CATÃO, B. A. AS PLATAFORMAS DE STREAMING E SEU IMPACTO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 227–246, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p227-246. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/500. Acesso em: 28 mar. 2024.