ANIMAÇÃO HÍBRIDA E A CONSTRUÇÃO DE INOVAÇÃO ESTÉTICA E NARRATIVA NO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2026v17p48-65

Palavras-chave:

animação híbrida, narrativa, inovação estética

Resumo

Este artigo teve como objetivo selecionar e analisar peças audiovisuais recentes para discutir como a animação híbrida pode ser percebida como inovação estética e narrativa audiovisual. Para isso os três filmes selecionados foram analisados com base nos seguintes critérios: (1) As técnicas de animação empregadas; (2) A construção do estilo visual; e (3) A estruturação da narrativa. Por fim, esta análise constatou que a animação híbrida não é apenas um recurso técnico, mas uma estratégia estética, narrativa e conceitual. Assim a animação híbrida contribui para a construção da inovação estética e narrativa, a partir da expansão da linguagem audiovisual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Alves Piza Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda no programa PósDesign da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa em Mídias e integrante do DesignLab. Bacharel em Animação pela UFSC, onde realizou uma pesquisa de iniciação cientifica com foco em captura de movimentos e animação dentro do núcleo de pesquisa NGD-LDU.  

Júlio Monteiro Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Realizou Pós-doutorado na Academy of Art University (San Francisco, EUA), Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (com estágio na University of Wuppertal, Alemanha) e Mestre em Gestão de Design pela UFSC. Professor Adjunto da UFSC, atua no Curso de Design e nos Programas de Pós-Graduação em Design e em Engenharia e Gestão do Conhecimento, liderando o Grupo de Pesquisa LEMME – Inovação Digital.

Caio Monteiro Viegas, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando de Engenharia de Produção Mecânica na UFSC. Iniciação Tecnológica na área de instrumentação tecnológica para serviços de Tecnologia Assistiva (2024).

Nicholas Bruggner Grassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Nicholas Grassi é doutor em Mídia e Tecnologia pela UNESP (2021) e professor do curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (desde 2022), com atuação nas áreas de audiovisual, games, animação e 3D.

Milton Luiz Horn Vieira , Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é professor Titular do Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Vice-diretor do Centro de Comunicação e Expressão, coordena os Laboratórios TECMIDIA e DesignLAB e participa dos programas de graduação em Animação (conceito 5-MEC) e pós-graduação em Design (conceito 6-CAPES).

Referências

FARIA, Francisca Lowndes de Abreu Teixeira de. O Impacto da Animação Híbrida no Futuro da Animação. - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia. 2021http://hdl.handle.net/10400.26/42452

FURNISS, Maureen. Art in Motion: Animation Aesthetics. 2. ed. Indiana: John Libbey Publishing, 2014.

MANOVICH, L. Software Takes Command. 2013.

O’HAILEY, Tina. Hybrid Animation: Integrating 2d and 3d Assets. 2. ed. Burlington e Abingdon: Focal Press, 2015.

O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL. Criação: Ben Bocquelet. Produção: Cartoon Network Studios. Cartoon Network, 2011–2019. Série de animação.

PARENTE, A., & Ramos, F. P. (2018). O Cinema no Século XXI: Novas Tendências da Produção e da Recepção. Rio de Janeiro: Editora Papirus.

RANNIE, A. Ever a Surprise: The History and the Magic Behind the Ballroom in Beauty and the Beast. 2018,. D23. Acesso em:15/052025 https://d23.com/ever-a-surprise-the-history-and-the-magic-behind-the-ballroom-in-beauty-and-the-beast/

WELLS, Paul. Animation: Genre and Authorship. London: Wallflower Press, 2019

Downloads

Publicado

2026-02-05

Como Citar

ALVES PIZA DUARTE, Ana Cristina; MONTEIRO TEIXEIRA, Júlio; MONTEIRO VIEGAS, Caio; BRUGGNER GRASSI, Nicholas; HORN VIEIRA , Milton Luiz. ANIMAÇÃO HÍBRIDA E A CONSTRUÇÃO DE INOVAÇÃO ESTÉTICA E NARRATIVA NO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 17, p. 48–65, 2026. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2026v17p48-65. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/910. Acesso em: 6 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.