ANIMAÇÃO HÍBRIDA E A CONSTRUÇÃO DE INOVAÇÃO ESTÉTICA E NARRATIVA NO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEO.
DOI:
https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2026v17p48-65Palavras-chave:
animação híbrida, narrativa, inovação estéticaResumo
Este artigo teve como objetivo selecionar e analisar peças audiovisuais recentes para discutir como a animação híbrida pode ser percebida como inovação estética e narrativa audiovisual. Para isso os três filmes selecionados foram analisados com base nos seguintes critérios: (1) As técnicas de animação empregadas; (2) A construção do estilo visual; e (3) A estruturação da narrativa. Por fim, esta análise constatou que a animação híbrida não é apenas um recurso técnico, mas uma estratégia estética, narrativa e conceitual. Assim a animação híbrida contribui para a construção da inovação estética e narrativa, a partir da expansão da linguagem audiovisual.
Downloads
Referências
FARIA, Francisca Lowndes de Abreu Teixeira de. O Impacto da Animação Híbrida no Futuro da Animação. - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia. 2021http://hdl.handle.net/10400.26/42452
FURNISS, Maureen. Art in Motion: Animation Aesthetics. 2. ed. Indiana: John Libbey Publishing, 2014.
MANOVICH, L. Software Takes Command. 2013.
O’HAILEY, Tina. Hybrid Animation: Integrating 2d and 3d Assets. 2. ed. Burlington e Abingdon: Focal Press, 2015.
O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL. Criação: Ben Bocquelet. Produção: Cartoon Network Studios. Cartoon Network, 2011–2019. Série de animação.
PARENTE, A., & Ramos, F. P. (2018). O Cinema no Século XXI: Novas Tendências da Produção e da Recepção. Rio de Janeiro: Editora Papirus.
RANNIE, A. Ever a Surprise: The History and the Magic Behind the Ballroom in Beauty and the Beast. 2018,. D23. Acesso em:15/052025 https://d23.com/ever-a-surprise-the-history-and-the-magic-behind-the-ballroom-in-beauty-and-the-beast/
WELLS, Paul. Animation: Genre and Authorship. London: Wallflower Press, 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Ana Cristina Alves Piza Duarte, Júlio Monteiro Teixeira, Caio Monteiro Viegas, Nicholas Bruggner Grassi, Milton Luiz Horn Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.