Apresentação

Autores

  • João Massarolo UFSCar

Palavras-chave:

comunicação, mídia, media, novas mídias, transmedia, games, cinema, video, audiovisual, television, televisão, hipermedia, hipermídia, interative, interatividade, alternate reality games, rpg, ARG, series, videogames, mobile, ativismo digital

Resumo

A equipe editorial da Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, tem a satisfação de apresentar à comunidade acadêmica e ao público em geral, a sua ‘quarta edição’ - dedicada à discussão de um tema contemporâneo e que é relativamente inédito nas publicações acadêmicas e muito pouco debatido pelos estudiosos nas universidades, mas que é de extrema relevância para o futuro das sociedades conectadas pelas redes sociais: O Ativismo Digital. Nesta edição, os ativistas são vistos como os novos consumidores de mídia que não possuem ligações com lideranças políticas conhecidas ou estabelecidas, nem sequer vínculos partidários e ideológicos pré-definidos e, ao contrário dos antigos consumidores pertencentes à maioria silenciosa, são mais conectados socialmente e utilizam o boca-a-boca para fazer barulho e chamar a atenção para movimentos que não possuem necessariamente uma identidade uniforme. Usuários/telespectadores/jogadores são agora produtores de suas próprias imagens, de suas próprias mensagens, de seus próprios textos e utilizam, de preferência, dispositivos móveis e redes sociais para defender uma ‘causa’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-06

Como Citar

MASSAROLO, J. Apresentação. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–5, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/95. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>