Geração Digital: uma reflexão sobre as relações da “juventude digital” e os campos da comunicação e da cultura

Autores

  • Juliano Ferreira De Sousa UNESP
  • Maria Cristina Gobbi UNESP

Palavras-chave:

Geração Digital, comunicação, cultura, tecnologias, juventude

Resumo

O presente artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre o conceito de campo da comunicação e cultura, a partir dos conceitos de Bourdieu e sobre as características do Pós-modernismo no campo cultural da produção, difusão e crítica. Também será apresentada a definição de Geração Digital, para descrever a maneira como o jovem, que cresceu com o advento da tecnologia e da internet, enxerga o campo da cultura e como se dão as relações do campo com esse público. Utilizando como base de análise as teorias de Don Tapscott, traremos dados oficiais da difusão da digitalização no país e apresentaremos os resultados de um questionário de verificação aplicado para membros da chamada juventude digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Ferreira De Sousa, UNESP

Mestrando e Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Comunicação Midiática da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/UNESP Bauru). Jornalista pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/UNESP Bauru) e Licenciado em História pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Orientado pela Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi.

Maria Cristina Gobbi, UNESP

Pós-Doutorado pelo Prolam-USP (Universidade de São Paulo – Brasil), Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Vice-coordenadora e Professora do Programa Pós-Graduação Televisão Digital da Unesp de Bauru. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Comunicacional Latino-Americano do CNPq. Diretora Administrativa da Socicom. Diretora Secretária da Rede Folkcom. Orientadora da Dissertação.

Referências

BONAMINO, Alicia et al . Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, dez. 2010 . Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300007>. Acessado em 14 de agosto de 2013.

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença. Porto Alegre: Zouk, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.

FEATHERSTONE, M. Cultura de Consumo e Pós-modernismo. Trad. Júlio Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FERRAZ, C. Análise e perspectivas da interatividade digital. In: Televisão digital: desafios para a comunicação. Livro da Compós. Porto Alegre: Sulina, 2009.

FERREIRA, S.L.; LIMA, M.F.M.; PRETTO, N.L. Mídias digitais e educação: tudo ao mesmo tempo agora o tempo todo. In: BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette; TOME, Takashi. (Orgs.). Mídias digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005, p. 225-255.

FOLHA ONLINE. Acesso à internet no Brasil cresce, mas 53% da população ainda não usa a rede. 15 maio 2013. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1279552-acesso-a-internet-no-brasil-cresce-mas-53-da-populacao-ainda-nao-usa-a-rede.shtml. Acesso em 15 de ago de 2013.

GOBBI, M.C. Nativos Digitais: autores na sociedade tecnológica. In: GOBBI, Maria Cristina; KERBAUY, Maria Teresa Miceli (Orgs). TV Digital: informação e conhecimento. São Paulo: Ed. Cultura Acadêmica, 2010.

IBOPE. IBOPE Media e CONECTA apresentam perfil do jovem brasileiro no youPix Festival 2013. 05 jul 2013. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/IBOPE-Media-e-CONECTA-apresentam-perfil-do-jovem-brasileiro-no-youPix-Festival-2013.aspx. Acesso em: 15 de ago de 2013.

JAMESON, F. A modernidade e a sociedade do consumo. In: JAMESON, F. A virada cultural. Reflexões sobre o pós-moderno. RJ: Civilização Brasileira, 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo de informação. Campinas: Papirus, 2007.

MORAES, Dênis. Mídia e indústrias culturais na América Latina: concentração e luta pela diversidade em Comunicação e Governabilidade na América Latina. Orgs. Pedro Gilberto Gomes e Valério Cruz Brittos. São Leopoldo (RS): Editora Unisinos, 2008. (p. 89-104).

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SUPER INTERESSANTE MULTIMIDIA. Definição de Meme. Disponível em: http://super.abril.com.br/multimidia/memes-682294.shtml. Acesso em: 10 de ago 2013.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Trad. Marcello Lino. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

TAPSCOTT, Don. Geração Digital: a crescente e irreversível ascensão da Geração Net. Tradução de Ruth Gabriela Bahr. São Paulo: Makron Books, 1999.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, J.; GOBBI, M. C. Geração Digital: uma reflexão sobre as relações da “juventude digital” e os campos da comunicação e da cultura. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 129–145, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/193. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)