AVALIANDO A INFLUÊNCIA ORGANIZACIONAL DIGITAL USANDO UM ROBÔ

EXPERIMENTO COMPARATIVO A PARTIR DE MODELOS DE GERAÇÃO DE LINGUAGEM NATURAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p105-123

Palavras-chave:

Influência digital, inteligência artificial, chatGPT

Resumo

O artigo explora pesquisas realizadas nos âmbitos acadêmico e prático sobre influência digital. Descreve uma prova de conceito de um modelo de avaliação de influência digital, a partir da utilização da plataforma de inteligência artificial generativa ChatGPT. Usando técnicas de prompt design se construiu um índice com métricas relacionadas ao objetivo proposto automatizando uma parte da análise. Um estudo comparativo entre as métricas sugeridas pelo robô e construtos teóricos reconhecidos na área, indicou possibilidade de integração entre metodologia tradicional e abordagem apresentada. O experimento identificou ganhos de produtividade e capacidade de lidar com volume de dados, ressaltando que a revisão humana segue fundamental.

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Biografia do Autor

Carolina Terra, Universidade de São Paulo

Professora e pesquisadora pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do grupo de pesquisa INFLUCOM e Membro do grupo de pesquisa Com+, ambos da ECA-USP. Relações-públicas, graduada pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), mestra e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, com estágio pós-doutoral pela mesma Universidade.

Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor pelo Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo /PUCSP. Coordenador do LABCOM e do PPGCOMPro- Programa de Pós-Graduação em Comunicação Profissional da Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Gisela Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ PUCRS, Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo /USP, Graduada em Comunicação, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA.

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

TERRA, C.; CARNEIRO DOS SANTOS, M.; SANTOS FERREIRA DE SOUSA , G. M. AVALIANDO A INFLUÊNCIA ORGANIZACIONAL DIGITAL USANDO UM ROBÔ: EXPERIMENTO COMPARATIVO A PARTIR DE MODELOS DE GERAÇÃO DE LINGUAGEM NATURAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 105–123, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p105-123. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/795. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual