Tipos de Ativismo Digital e Ativismo Preguiçoso no Mapa Cultural

Autores

  • Gabriela Bezerra Lima UFPE

Palavras-chave:

Ativismo digital, Ativismo Preguiçoso, Contrato de Comunicação, Mapa Cultural, Publicidade

Resumo

Este artigo se propõe a elencar os tipos de ativismo digital desenvolvidos por instituições e indivíduos e que estimulam o compartilhamento de suas mensagens nas redes sociais digitais. A partir da classificação dos tipos de ativismo digital (VEGH, 2003), propomos uma subclassificação do ativismo de ‘organização e mobilização’ e das ações de “ativismo preguiçoso” (MOROZOV, 2010) dos internautas. Para exemplificar os tipos de ativismo digital, este artigo observa as ações desenvolvidas na internet pela Fundação SOS Mata Atlântica. Nosso objetivo é analisar como os contratos de comunicação (CHARAUDEAU, 2006) de ativismo digital são percebidos e quais são seus níveis de contestação ao status quo no Mapa Cultural (DOUGLAS, 1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-06

Como Citar

BEZERRA LIMA, G. Tipos de Ativismo Digital e Ativismo Preguiçoso no Mapa Cultural. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 71–96, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/99. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê