WAYFINDER

UMA VIAGEM ANIMADA PELA TERRA DA POESIA GERADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p160-172

Palavras-chave:

inteligência artificial, jogos digitais, arte generativa, ludicidade, educação

Resumo

O desenvolvimento tecnológico acelerado está remodelando diversos aspectos da vida contemporânea, desafiando a sociedade a integrar o mundo físico e o digital. No campo do cinema e do audiovisual, as tecnologias digitais têm impulsionado a criação de formas cinemáticas diversas e interativas. Autores como Jeffrey Shaw destacam a interatividade digital como uma nova dimensão no processo criativo. A relação entre cinema e jogos digitais é evidente, com influências mútuas ao longo do tempo. O artigo analisa o art game Wayfinder, explorando como a inteligência artificial foi empregada em sua criação, conectando os conceitos de cinema digitalmente expandido e artemídia, e investiga seu potencial no campo da educação. Wayfinder, inspirado no haikai japonês, convida os jogadores a restaurar o equilíbrio da natureza, oferecendo uma experiência única e imersiva. Utilizando algoritmos generativos, inteligência artificial e mineração de dados, o jogo é uma ferramenta educativa envolvente, capaz de despertar reflexões sobre o meio ambiente através de poesia. Considerando o potencial transformador da ludicidade na educação, Wayfinder emerge como uma ferramenta pedagógica inovadora, promovendo uma aprendizagem significativa e interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Maria Gabriela Capper, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda no PPGCINE/UFF (bolsista Capes/IMPACTOS - Brasil). Mestre em Artes pela UERJ. Graduação e licenciatura em Música. Docente EBTT Música no Colégio Universitário Geraldo Reis/UFF.

Pedro Luis Alves de Souza Viana, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestrando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará. É artista-pesquisador interdisciplinar nas áreas do audiovisual e arte & tecnologia.

Referências

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

CAPPER, M. G.; ALVES DE SOUZA VIANA, P. L. . WAYFINDER: UMA VIAGEM ANIMADA PELA TERRA DA POESIA GERADA PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 160–172, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p160-172. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/812. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual