INOVAÇÃO SOCIAL EM PLATAFORMAS EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À COVID-19

O CASO MATCHFUNDING ENFRENTE

Autores

Palavras-chave:

matchfunding, periferia, plataformas em rede, inovação social, combate à COVID-19

Resumo

Analisamos a plataforma de investimento colaborativo Matchfunding Enfrente e suas ações de combate à pandemia da COVID-19. Inicialmente, apresentamos o modelo de financiamento matchfunding, tratamos do modo como a plataforma Enfrente se constitui em um dispositivo de inovação social e ponderamos sobre suas limitações no âmbito de raça e gênero. Em seguida, refletimos sobre a inserção do Matchfunding Enfrente no quadro das teorias sobre redes e plataformas. Ao final, reiteramos nossas considerações de que projetos de inovação social necessitam de aprimoramentos constantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noel dos Santos Carvalho, Dr., Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios - UNICAMP. Pesquisador Associado ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) - Univ. Paris-Sorbonne, IV. Graduado em Ciências Sociais (USP), mestre em Multimeios (UNICAMP) e doutor em Sociologia (USP). Fez Pós-doutorado em Artes - IA, UNICAMP. Investiga os temas: cinema e cultura brasileira; o negro e o cinema brasileiro; cinema e política; produção, inovação e mercado cinematográfico.

Gustavo Padovani, Ms., Unicamp

Gustavo Padovani é mestre em Imagem e Som pela UFSCar, especialista em Gestão em Marketing pela FGV e doutorando em Multimeios na UNICAMP. Pesquisa distribuição audiovisual e projetos audiovisuais multiplataforma. Atua como professor na UFSCar, FGV e já ministrou cursos na Mostra de Cinema de Tiradentes e no Cine SESC SP.

Fernando Cezar Esposito, Bel., Unicamp

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e em Superior do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente, é mestrando em Multimeios na Universidade Estadual de Campinas e pesquisador das áreas de Economia e Audiovisual, além de desenvolver estudos multidisciplinares envolvendo suas formações prévias. Ainda, tem experiência na área de Economia do Audiovisual, Produção Audiovisual e Roteirização Audiovisual, com premiações na área de Roteiro (NETLABTV) e Produção (Cultura Inglesa Festival).

Referências

ALMEIDA, Ronaldo; D’ANDREA, Tiarajú.; DE LUCCA, Daniel. Situações periféricas: etnografia comparada de pobrezas urbanas. Revista Novos Estudos Cebrap. n. 82. nov. 2008. pp.109-130.

BANET-WEISER, Sarah; CASTELLS, Manuel. Economia e cultura. In: CASTELLS, Manuel (Org). Outra economia é possível: cultura e economia em tempos de crise. Zahar, Rio de Janeiro, 2019.

BORGES, Eduardo; ZEDRON, Patrícia. Estratégia de financiamento inovadora combinando recursos públicos com financiamento coletivo: o caso do programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural. Revista BNDES, Rio de Janeiro, v. 26, n. 52, dez. 2019. pp. 7-33. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/19563>. Acesso em: 04/08/2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Vol. 1 Ed. Paz e Terra. São Paulo 1999.

CORRÊA, Alessandra. O caminho 'longo e irregular' até a retomada da economia global após a covid-19, na previsão do FMI. BBC News Brasil, 13 de outubro de 2020. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54525220>. Acesso em 06/11/2020.

EDITORIA de Estatísticas Sociais. IBGE divulga as Estimativas de População dos municípios para 2018. Agência de Notícias do IBGE. 29 de agosto de 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047>. Acesso em: 04/08/2020.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Inovação e governo local no Brasil contemporâneo. In: Pedro Jacobi; José Antonio Pinho. (Org.). Inovação no campo da gestão pública local: novos desafios, novos patamares.. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora. 2006, pp. 41-76;

_______. Disseminação de inovações e políticas públicas e espaço local. Revista Organizações & Sociedade, Salvador, v. 15, n. 45, abril-junho/2008, pp. 107-126. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10953/7879>. Acesso em: 10/09/2020.

FUNDAÇÃO Tide Setubal. Caderno Vozes Urbanas. Ano 1, vol. 1. Novembro de 2018. Disponível em: <https://fundacaotidesetubal.org.br/downloads/publicacoes/2860/caderno-vozes-urbanas-01>. Acesso em: 04/08/2020;

_______. Caderno Vozes Urbanas. Ano 2, vol. 2. Novembro de 2019. 2019a. Disponível em: <https://fundacaotidesetubal.org.br/downloads/publicacoes/2987/caderno-vozes-urbanas-02>. Acesso em: 04/08/2020;

_______. O conservadorismo e as questões sociais [recurso eletrônico]. São Paulo. 2019. 2019b. Disponível em: <https://conteudo.fundacaotidesetubal.org.br/downloadconservadorismo>. Acesso
em: 28/07/2020;

GOMES, Carlos Eduardo; LIMA, Renato Lemos; CUNHA, Marina Silva; VASCONSELOS, Marcos Roberto. Transições no mercado de trabalho brasileiro e os efeitos imediatos da crise econômica dos anos 2010. Revista Economia e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 2 (66), maio-agosto/2019, p. 481-511. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8656997/21406>. Acesso em 30/07/2020;

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LANGLEY, Paul; LEYSHON, Andrew. Platform capitalism: The intermediation and capitalisation of digital economic circulation. Finance and Society, 2016.

LAWRENCE, Thomas; DOVER, Graham; GALLAGHER, Bryan. Managing social innovation. In: DODGSON, Mark; GANN, David; PHILLIPS, Nelson. The Oxford handbook of innovation management. Oxford (UK): Oxford University Press, 2014, pp.316-334.

MOREIRA, Talita. Itaú anuncia doação de R$ 150 milhões para ajudar no combate ao coronavírus. Valor Investe – Globo. 25 de março de 2020. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/03/25/itau-anuncia-doacao-de-r-150-milhoes-para-ajudar-no-combate-ao-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 28/07/2020;

RODRIGUES, Artur. Mortes por Covid-19 têm mais relação com autônomos, donas de casa e transporte público. Folha de São Paulo. 9 de agosto de 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br./equilibrioesaude/2020/08/mortes-por-covid-19-tem-mais-relacao-com-autonomos-donas-de-casa-e-transporte-publico.shtml>. Acesso em: 18/08/2020.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

DOS SANTOS CARVALHO, N.; PADOVANI, G.; ESPOSITO, F. C. INOVAÇÃO SOCIAL EM PLATAFORMAS EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À COVID-19: O CASO MATCHFUNDING ENFRENTE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/564. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Redes de Comunicação e Narrativas em Saúde