Promovendo a Inclusão no Ativismo Digital Através do Cinema

Autores

  • Sílvia Forato de Camargo UNICAMP
  • Fabio Nauras Akhras UNICAMP

Palavras-chave:

ativismo digital, inclusão social, políticas públicas, mobilização social

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia que vem sendo utilizada para promover a inclusão de jovens de comunidades carentes no ativismo digital. O ponto de partida da metodologia é a alfebetização digital dos estudantes na linguagem da internet para torná-los capazes de construir portais na web. Nesta etapa, os estudantes são capacitados para o desenvolvimento de projetos para a internet que abordam temas do seu contexto social, como forma de promover a representação de questões relevantes desse contexto social nos meios digitais. Na segunda parte da metodologia, o aspecto central é o uso do cinema para promover a discussão de temas associados à políticas públicas levando os estudantes a elaborar estratégias de mobilização social voltadas para a solução de problemas do seu contexto social identificados na primeira etapa. Na etapa final, os estudantes criam portais para a internet para veicular sua estratégia de mobilização social.

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Publicado

2012-08-06

Como Citar

FORATO DE CAMARGO, S.; NAURAS AKHRAS, F. Promovendo a Inclusão no Ativismo Digital Através do Cinema. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 97–109, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/100. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê