HABILIDADES DO TELESPECTADOR NA TV SOCIAL

Autores

  • Melissa Ribeiro Almeida Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.027

Palavras-chave:

Televisão, TV Social, Literacia Midiática, Habilidades Cognitivas

Resumo

O artigo analisa as implicações cognitivas, sensoriais e materiais do comportamento multitela no consumo televisivo, especialmente as habilidades demandadas ao telespectador para práticas de TV Social. A introdução da televisão no ambiente de convergência aponta para práticas de audiência que necessitam ser melhor identificadas e problematizadas. Nessa perspectiva, o artigo apresenta uma parcela dos resultados de pesquisa empírica que analisou a interação de telespectadores de The Voice Brasil e de MasterChef Brasil durante três temporadas, nas redes sociais Twitter, Facebook e WhatsApp. O estudo aponta sete habilidades necessárias ao telespectador para práticas de TV Social.

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Publicado

2019-04-06

Como Citar

ALMEIDA, M. R. HABILIDADES DO TELESPECTADOR NA TV SOCIAL. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 89–106, 2019. DOI: 10.4322/2179-1465.027. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/417. Acesso em: 18 abr. 2024.