O Twitter como Ferramenta Estratégica para a Comunicação Audiovisual: Estudos de Casos

Autores

  • Raul Parreira Maciel Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3
  • João Carlos Massarolo UFSCar

Palavras-chave:

Marketing, Rede social, T witter.

Resumo

No contexto atual das comunicações, e particularmente da internet, em que a visibilidade, a conquista da atenção do consumidor e consequentemente a prescrição social possuem enorme valor comercial, o twitter pode ser considerado mais uma rede social entre tantas outras. Todavia, dadas suas especificidades, ele mostra-se uma poderosa ferramenta estratégica de comunicação e marketing. É assim que ele se impõe, essencialmente por meio das formas como gere as trocas de informações entre os usuários. São essas formas e o próprio twitter como ferramenta que devem ser analisadas aqui do ponto de vista da estratégia de comunicação para o audiovisual. A intenção deste estudo não é defender as capacidades do twitter como ferramenta estratégica, mas analisar casos específicos para demonstrar as possibilidades de ação na rede social.

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Biografia do Autor

Raul Parreira Maciel, Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3

Mestre pelo departamento de Cinema e Audiovisual da Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3, em Paris, França. Bacharel pelo Curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos.

João Carlos Massarolo, UFSCar

Cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema e Audiovisual pela USP. É professor associado do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, desde 1992 e, atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Mídias Interativas em Imagem e Som.

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Publicado

2012-12-18

Como Citar

PARREIRA MACIEL, R.; CARLOS MASSAROLO, J. O Twitter como Ferramenta Estratégica para a Comunicação Audiovisual: Estudos de Casos. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 197–209, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/121. Acesso em: 26 abr. 2024.