O LUGAR DO SHOWRUNNER NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA NA TELEVISÃO CONTEMPORÂNEA

UMA REFLEXÃO A PARTIR DA SERIALIZAÇÃO DE FARGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p5-24

Palavras-chave:

Autoria, séries televisivas, showrunner

Resumo

O recente crescimento das narrativas televisivas tem chamado atenção para a produção de séries de prestígio adaptadas a partir do cinema. Além de levantar questões a respeito de relações intertextuais, tais adaptações tensionam o conceito de autoria. A partir da análise da série Fargo, criada pelo showrunner Noah Hawley a partir do filme de Joel e Ethan Coen, propomos uma discussão sobre a construção do lugar da autoria no cinema e na televisão. Argumentamos, por fim, que a defesa de uma posição autoral pelos roteiristas nas séries se relaciona com o processo de legitimidade do campo televisivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, UFRB

Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB). Possui doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal - Canadá (2009). Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Laboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê) do POSCOM/UFBA. Lidera o grupo de Pesquisa e Extensão Cinececult - Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual na UFRB.

Referências

ASTRUC, Alexandre. Nascimento de uma vanguarda: A câmera-caneta. L’écran Français. Paris, n. 144, 1948.
BARKER, Anthony. Noah Hawley’s Fargo: How far can you get from Coen brothers? In: CALLAHAN, D. e BARKER, A. (Eds.). Body and Text: Cultural Transformations in New Media Environments. Springer, 2019.
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: A encenação no cinema. São Paulo: Papirus, 2009.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
ESQUENAZI, Jean-Pierre. As séries televisivas. Lisboa: Texto e Grafia, 2011.
FARGO. Direção: Joen Coen e Ethan Coen. Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen. Intérpretes: William H. Macy, Frances McDormand, Steve Buscemi, Peter Stormare et. al. EUA: Polygram, 1996. 1 DVD (98 min).
FARGO: Primeira temporada. Showrunner: Noah Hawley. Intérpretes: Allison Tolman, Billy Bob Thornton, Martin Freeman, Colin Hanks et. al. EUA: FX, 2014.
FARGO: Segunda temporada. Showrunner: Noah Hawley. Intérpretes: Bokeem Woodbine, Jesse Plemons, Kirsten Dunst, Patrick Wilson et. al. EUA: FX, 2015.
FARGO: Terceira temporada. Showrunner: Noah Hawley. Intérpretes: Carrie Coon, Ewan McGregor, Mary Elizabeth Winstead, David Thewlis et. al. EUA: FX, 2017.
FARGO: Quarta temporada. Showrunner: Noah Hawley. Intérpretes: Chris Rock, Jason Schwartzman, Emyri Crutchfield, Andrew Bird, Ben Wishaw, Jessie Buckley et. al. EUA: FX, 2020.
GRIGGS, Yvonne. Adaptable TV. Rewriting the text. Londres: Palgrave, 2018.
HALE, Mike. More Mayhem? You Betcha. The New York Times, 2014. Disponível em: https://www.nytimes.com/2014/04/13/arts/television/a-tv-version-of-fargo-has-parallels-to-the-film.html. Acesso em: 12 março 2021.
HAWLEY, Noah. 'Fargo' Boss Reveals What Ethan Coen Really Thought About the Pilot. Hollywood Reporter, 2014. Disponível em: https://www.hollywoodreporter.com/news/fargo-boss-reveals-what-ethan-703482. Acesso em: 12 março 2021.
KALLAS, Christina. Na sala de roteiristas.‪ Conversando com os autores de Friends, Família Soprano, Mad Men, Game of Thrones e outras séries que mudaram a TV‬. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.‬‬‬
LANDGRAFF, John; HAWLEY, Noah. How "Fargo" was pitched and created as a television series. Producers Guild of America, 2016. 1 vídeo (10 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m02skuYSfKc. Acesso em: 12 março 2021.
LAVERY, David. The imagination will be televised: show running and the re-animation of authorship in 21st Century American television. Television Symposium, Stuttgart, Alemanha, 2010. Disponível em: http://davidlavery.net. Acesso em: 12 março 2021.
MILLS, Brett. What does it mean to call television ‘cinematic’? In: PEACOCK, Steven; JACOBS, Jason (Eds). Television aesthetics and style. Londres: Bloomsbury, 2013.
MITTELL, Jason. Complex TV. The poetics of contemporary television storytelling. Nova Iorque: New York University Press, 2015.
NEWMAN, Michael Z.; LEVINE, Elana. Legitimating Television: Media Convergence and Cultural Status. Nova Iorque: Routledge, 2012.
ROSE, Lacey. 'Fargo' Creator Noah Hawley: How I Made It in Hollywood. Hollywood Reporter, 2014. Disponível em: https://www.hollywoodreporter.com/news/fargo-creator-noah-hawley-how-694492. Acesso em: 12 março 2021.
STEINER, Tobias. Steering the author discourse: the construction of authorship in quality TV, and the case of Game of Thrones. International Journal of TV Serial narratives, Vol. 1, N. 2, 2015. p.181-192.
THOMPSON, Kristin. Storytelling in film and television. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
TRUFFAUT, François. Une certaine tendance du cinéma français. Cahiers du Cinéma, Paris, n. 31, 1954.
WANDERWERFF, Emily Todd. Fargo showrunner Noah Hawley takes us through the show’s first season. The AV Club, 2014. Disponível em: https://tv.avclub.com/fargo-showrunner-noah-hawley-takes-us-through-the-show-179826955. Acesso em: 12 março 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

MOREIRA MACEDO DE CARVALHO, L. O LUGAR DO SHOWRUNNER NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA NA TELEVISÃO CONTEMPORÂNEA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA SERIALIZAÇÃO DE FARGO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 5–24, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p5-24. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/601. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais