NO BUSINESS LIKE SHOW BUSINESS: Uma cartografia dos sistemas de distribuição de séries televisivas nos Estados Unidos

Autores

  • João Eduardo Silva de Araújo Universidade Federal da Bahia
  • Maíra Bianchini Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

audiovisual, indústrias criativas, ficção televisiva americana, ficção seriada televisiva, series, sistemas de produção e distribuição, televisão, television

Resumo

Este trabalho busca esboçar as características dos mais importantes modelos de distribuição comercial de séries televisivas originais nos Estados Unidos, nomeadamente: redes abertas, canais básicos de cabo, canais premium e o emergente sistema de produção de conteúdo televisivo para distribuição exclusiva online. O objetivo é apresentar os constrangimentos institucionais e desafios que cada um desses sistemas enfrenta e o impacto destes distintos modelos de negócios sobre os produtos, num enquadramento guiado pelos recentes estudos sobre indústrias criativas. Longe de escrutinar em detalhe o mosaico que constitui a paisagem televisiva estadunidense, este estudo tem um caráter cartográfico, centrando sua argumentação em apenas uma empresa ligada a cada um desses sistemas.

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Biografia do Autor

João Eduardo Silva de Araújo, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista CAPES. Integrante do Laboratório de Análise de Teleficção (a-Tevê) e do Observatório Íbero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel/Brasil).

Maíra Bianchini, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista CNPq. Integrante do Laboratório de Análise de Teleficção (a-Tevê) e do Observatório Íbero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel/Brasil).

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

SILVA DE ARAÚJO, J. E.; BIANCHINI, M. NO BUSINESS LIKE SHOW BUSINESS: Uma cartografia dos sistemas de distribuição de séries televisivas nos Estados Unidos. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 113–135, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/330. Acesso em: 25 abr. 2024.