Pessoas Conectadas Podem Mudar o Mundo? Uma abordagem sistêmica baseada na Teoria das Redes para a modelagem de ações coletivas

Autores

  • Márcio Carneiro dos Santos PUC-SP

Palavras-chave:

redes sociais, esfera pública, difusão

Resumo

O presente artigo pretende explorar a relação entre os efeitos da internet e da estrutura das relações sociais, vistas como uma rede de conexões entre pessoas, no possível engajamento e participação cívica e política dos indivíduos desse conjunto; estabelecendo a visão de uma esfera pública redimensionada por uma nova configuração dos atores sociais envolvidos em sua constituição. Para tanto revê de forma resumida os estudos ligados a essa linha de investigação, propondo uma abordagem sistêmica baseada na Teoria das Redes e um modelo de análise multidisciplinar exemplificado através das modalidades de difusão: contágio, limiar social e aprendizagem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-06

Como Citar

CARNEIRO DOS SANTOS, M. Pessoas Conectadas Podem Mudar o Mundo? Uma abordagem sistêmica baseada na Teoria das Redes para a modelagem de ações coletivas. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 51–70, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/98. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê