CINEMAS E REDES

A EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS PROJETOS “CINEMAS EM REDE” (RNP) E A “REDE DE SALAS DIGITAIS - RSD” (RECAM)

Autores

  • Carlos Federico Buonfiglio Dowling UFPB/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.030

Palavras-chave:

Distribuição Digital Audiovisual, Redes Nacionais e Internacionais, Topologia de Redes

Resumo

Este trabalho visa relatar as vivências de implementação e manutenção dos projetos “Cinemas em Rede”, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, e “Rede de Salas Digitais - RSD” da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul - RECAM, ambas em parceria com o Ministério da Cultura nacional. Os dois projetos continuam atualmente em vigência e representam destacados e distintos modelos de distribuição, difusão e compartilhamento em escalas nacional e internacional de conteúdos audiovisuais independentes, em modelos comerciais e não comerciais de exploração. Utiliza para lastrear o relato os conceitos de topologia e ciência de redes como apresentados por Barabási, e o conceito de tela global como pensando por Lipovetsky e Serroy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Federico Buonfiglio Dowling, UFPB/UFRJ

Doutorando vinculado à Escola de Comunicação –ECO/UFRJ, professor efetivo do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB. É Mestre em Artes Visuais pela UFPB/UFPE (2012). Conclui o Mestrado Profissionalizante Ibero-americanoemRoteiro Cinematográfico pela UIMP (Espanha/2008) como bolsista do Programa IBERMEDIA e especialização em Roteiro de Cinema e Televisão pela TAI (Espanha/2003) como bolsista da CAPES/APARTES. Possui graduação em Comunicação Social pela UFPB (1999).

Referências

BARABÁSI, Albert-László. Linked [conectado] a nova ciência dos networks. São Paulo: Leopardo, 2009.
Maciel, Kátia. Transcinema e a estética da interrupção. In: Antonio Fatorelli; Fernanda Bruno. (Org.). Limiares da imagem. 1ed.Rio de Janeiro: MAUD X, 2006, v. , p. 71-76.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A Tela Global – mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Downloads

Publicado

2019-04-07

Como Citar

DOWLING, C. F. B. CINEMAS E REDES: A EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS PROJETOS “CINEMAS EM REDE” (RNP) E A “REDE DE SALAS DIGITAIS - RSD” (RECAM). Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 135–146, 2019. DOI: 10.4322/2179-1465.030. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/399. Acesso em: 18 abr. 2024.