Perspectivas em Redes Sociais: a inteligência coletiva como ferramenta de análise de métricas e indicadores de desempenho

Autores

  • Paula Toledo Palomino Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Leonardo Antonio de Andrade Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

inteligência coletiva, métricas, mineração de dados, redes sociais, user generated content (UGC)

Resumo

O presente artigo visa fazer uma análise do funcionamento das redes sociais enquanto repositório da inteligência coletiva do universo virtual. Pretende-se analisar a história e o conceito teórico das redes sociais, bem como alguns processos para a utilização de métricas para criação de indicadores de desempenho, de forma a possibilitar uma mineração de dados e análise estruturada dos mesmos, gerando relatórios gerenciais e estratégicos que possam ser utilizados para uma grande variedade de objetivos, desde como medidores de audiência para produtos audiovisuais, como indicadores em gestão de marcas corporativas. O presente trabalho abordará um estudo de caso, onde o twitter passou a ser utilizado como ferramenta para medição de audiência em novelas e séries de TV, a fim de exemplificar os conceitos abordados nos capítulos anteriores, culminando na conclusão demonstrando a importância que estas ferramentas e ambientes virtuais possuem na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Toledo Palomino, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS).

Leonardo Antonio de Andrade, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor do Depto. de Artes e Comunicação (DAC) - UFSCar e projetista de jogos. Doutor em estereoscopia pela USP - São Carlos.

Referências

Bibliografia

DUARTE, Fábio. O Tempo das Redes, 2008. Editora Perspectiva.

ETLINGER, Susan. Social Media ROI Cookbook: Six Ingredients Top Brands Use to Measure the Revenue Impact of Social Media.

FARRIS, Paul; BENDLE, Neil; PEFEIFER, Phillip; REIBSTEIN, David. Marketing Metrics: The Definitive Guide to Measuring Marketing Performance. New Jersey: Pearson Education, 2010.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Trad. António F. Cascais e Eduardo Cordeiro. 6a ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.

JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. NYU Press, 2008.

JENKINS, Henry. Textual Poachers: Television Fans & Participatory Culture. New York: Routledge, 1992.

LOVETT, John & OWYANG, Jeremiah. Social Marketing Analytics: a new framework for measuring results in social media.

SILVA, Tarcizio. Monitoramento de Marcas e Conversações: alguns pontos para discussão.

SILVA, Tarcizio. Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais. Editora Bookess, Online, 2012.

Sitiografia

CABLE Spotlight. Not-So-Odd Couple: Twitter and TV Reinforce Each Other. Disponível em: <http://cable.tmcnet.com/topics/cable/articles/2013/08/08/348943-not-so-odd-couple-twitter-tv-reinforce-each.htm>. Acesso em 04 de Novembro de 2013.

EVELSON, Boris. Topic Overview: Business Intelligence - An Information Workplace Report. Disponível em: <http://www.forrester.com/Topic+Overview+Business+Intelligence/-/E-RES39218?objectid=RES39218> . Acesso em 04 de Novembro de 2013.

FACEBOOK. Disponível em: < http://www.facebook.com/> . Acesso em 04 de Novembro de 2013.

HUBBARD, Douglas. Hubbard Research. Disponível em: <http://www.hubbardresearch.com>. Acesso em 04 de Novembro de 2013.

NIELSEN. Nielsen lauches ‘Nielsen Twitter TV Ratings’. Disponível em: < http://www.nielsen.com/us/en/press-room/2013/nielsen-launches-nielsen-twitter-tv-ratings.html> . Acesso em 04 de Novembro de 2013.

SOCIALGUIDE. Disponível em: < http://www.socialguide.com/> . Acesso em 04 de Novembro de 2013.

TIME Entertainment. Why TV Networks Care What you say on Twitter. Disponível em: < http://entertainment.time.com/2013/10/07/why-tv-networks-care-what-you-say-on-twitter/> . Acesso em 04 de Novembro de 2013.

TWITTER. Disponível em: < http://www.twitter.com/> . Acesso em 04 de Novembro de 2013.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

TOLEDO PALOMINO, P.; ANTONIO DE ANDRADE, L. Perspectivas em Redes Sociais: a inteligência coletiva como ferramenta de análise de métricas e indicadores de desempenho. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 164–175, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/152. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas