Imersão Fractal: a experiência escapista em mundos virtuais e suas réplicas diegéticas

Autores

  • Karla Patriota Bronztein Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Nathan Nascimento Cirino Universidade Federal de Pernambuco - UFPE http://orcid.org/0000-0002-7575-6182

Palavras-chave:

Experiência escapista, Imersão, Fractal, Mundos virtuais, Realidade Virtual

Resumo

O ressurgimento dos dispositivos de Realidade Virtual nos últimos anos fez crescer a frequência e intensidade de experiências imersivas no entretenimento digital. Diante do fato de que jogadores de videogame dedicam horas a este tipo de fruição, este estudo se debruça sobre a imersão para entender que artifícios a indústria tem utilizado para capturar a atenção do usuário durante períodos cada vez mais longos. Faremos uso do levantamento bibliográfico para compreendermos os mecanismos da imersão e análise narrativa de jogos eletrônicos para pontuarmos um desdobramento desta experiência, que aqui intitulamos imersão fractal.

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Biografia do Autor

Karla Patriota Bronztein, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Nathan Nascimento Cirino, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.

Referências

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

PATRIOTA BRONZTEIN, K.; NASCIMENTO CIRINO, N. Imersão Fractal: a experiência escapista em mundos virtuais e suas réplicas diegéticas. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 131–145, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/300. Acesso em: 18 abr. 2024.

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