A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS (1986) COMO ‘ANTI-SLASHER’

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p30-47

Palavras-chave:

Cinema, Horror, Filme Slasher

Resumo

Este trabalho discute o filme A Noite das Brincadeiras Mortais (April Fool’s Day, Fred Walton, EUA, 1986), que pertence ao primeiro ciclo dos filmes de horror slasher, feitos principalmente nos EUA, na década de 1980, para o público adolescente. Nossa análise buscará destacar um aspecto que singulariza A Noite das Brincadeiras Mortais dentro desse ciclo, que é seu caráter farsesco e, por isso, autorreflexivo e crítico, antecipando, talvez de modo mais radical, sátiras que entrariam em voga a partir do final da década de 1990. Para realizar essa discussão, recorreremos aos debates sobre os filmes slasher (Dika, 1987; Clover, 1992; Piñedo, 1997; Clayton, 2015; Roche, 2016) e ao enquadramento desse subgênero na tradição do horror como espetáculo de choque, especialmente a partir da herança do Théatre du Grand Guignol (Schneider, 2001; Hand & Wilson, 2002; Ndalianis, 2012).

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Biografia do Autor

Laura Loguercio Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi

Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

CÁNEPA, L. L. A NOITE DAS BRINCADEIRAS MORTAIS (1986) COMO ‘ANTI-SLASHER’: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 30–47, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p30-47. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/766. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos