Equivalência do som transdiegético próprio dos jogos eletrônicos com a função do diálogo no cinema

Autores

  • Fernando Emboaba UNICAMP
  • Adolfo Maia Junior UNICAMP

Palavras-chave:

jogos eletrônicos, trilha sonora, som transdiegético, cinema

Resumo

Através de análises embasadas no conceito de diègesis, um mundo ficcional, interpretado por Cláudia Gorbman, de vococentrismo de Michael Chion, programas e materiais de Jesper Juul apontamos uma semelhança na importância hierárquica do diálogo no cinema para com os sons transdiegéticos, sons de interação entre o jogador e o jogo eletrônico, termo esse criado e desenvolvido por Kristine Jørgesen. Com isso, mesmo que equivalentes, o diálogo, no cinema, e o som transdiegético nos jogos eletrônicos, se manifestam sonoramente diferentes enquanto sintaxe e semântica sendo que o cinema se pauta no significado do texto e o jogo eletrônico se pauta no significado dos sons.

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Biografia do Autor

Fernando Emboaba, UNICAMP

Doutorando pela UNICAMP no curso de Música que pertencente ao Instituto de Artes.

Adolfo Maia Junior, UNICAMP

Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1987), com pós-doutoramentos em Física Teórica na University of Oxford, e Astrofísica na Brown University. Professor Associado aposentado da UNICAMP, atuando como Pesquisador Colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da UNICAMP e Professor Convidado do Programa de Pós-graduação do Departamento de Música da UNICAMP na área de Música e Tecnologia.

Referências

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Jogos eletrônicos

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Atari. (1980). Centipede [Arcade]: Atari.

LucasArts. (1998). Grim Fandango [PC]: BraSoft.

Bethesda. (2008). Fallout 3 [PC, Xbox 360, PS3]: Bethesda.

Ensamble Studios. (2002). Age of Mythology [PC]: Microsoft.

Ensemble. (2005). Age of Empires III [PC]: Microsoft.

Ubisoft & Gameloft. (2002). Tom Clancy’s Splinter Cell [PC, Xbox, PS2, GameCube, GBA]: Ubisoft; Gameloft; Aspyr.

Nintendo. (1990). Super Mario World [SNES]: Nintendo.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

EMBOABA, F.; MAIA JUNIOR, A. Equivalência do som transdiegético próprio dos jogos eletrônicos com a função do diálogo no cinema. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 234–256, 2016. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/260. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Abordagens Multiplataformas