Resenha: O cinema (de) segundo (de) Chomón

Autores

  • Charles Bicalho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Efeitos Especiais, Cinema, Chomón.

Resumo

O livro de Paulo Roberto Barbosa, Do truque ao efeito especial: o cinema de Segundo de Chomón (São Paulo: Terceira Margem, 2014), traça a trajetória do“maior operador de truques de todos os tempos”, como é reconhecido o espanholque trabalhou para Méliès e para a Pathé, além de fundar a primeira produtorade filmes da Espanha. Colorista, fotógrafo, diretor, roteirista, documentarista,além de pioneiro na animação, Segundo de Chomón, que foi sobretudo ummestre nas trucagens de efeitos especiais e visuais, também desenvolveumétodos pioneiros de colorização para o cinema. O livro de Paulo Roberto Barbosa é não só uma biografia de um dos maiores talentos que o cinema já teve,mas também uma historiografia da arte cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Bicalho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutorado pela Faculdade de Letras da UFMG em Literatura Brasileira. Pós-doutorado nos Estados Unidos, junto à Universidade do Novo México, com bolsa da CAPES, 2012-13. Professor de Design Gráfico na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Referências

BARBOSA, Paulo Roberto. Do truque ao efeito especial: o cinema de Segundo de Chomón. São Paulo: Terceira Margem, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

BICALHO, C. Resenha: O cinema (de) segundo (de) Chomón. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 76–81, 2015. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/240. Acesso em: 18 abr. 2024.