A DRAMATURGIA COMO PRINCÍPIO REALIZADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p134-156

Palavras-chave:

Filmes Ensaio, Processo Criativo, Dramaturgia Audiovisual

Resumo

Artigo composto por dois relatos que descrevem o processo de realização de uma obra audiovisual. São projetos que possuem em comum seus pontos de partida, quais sejam, imagens de arquivo: em um caso, imagens pessoais; no outro, imagens de conhecimento público. As descrições buscam dar conta do histórico dos processos, das forças e objetivos estéticos e dramáticos implicados e do instrumental técnico e teórico, referente à teoria do cinema e à filosofia, que alicerçaram tais processos.

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Biografia do Autor

Rubens Arnaldo Rewald, ECA / USP

Professor Doutor da área de Dramaturgia Audiovisual do Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Escreveu e dirigiu os curtas Cânticos (1991), Mutante… (2002) e os longas Corpo (2007), Esperando Telê (2010), Super Nada (2012), Intervenção – Amor não quer dizer grande coisa (2017), Segundo Tempo (2019), Jair Rodrigues – Deixa que Digam (2020) e #eagoraoque (2020). Publicou os livros Caos Dramaturgia (2005), pela Ed. Perspectiva e A Dança do Fantástico – Autor Espectador (2019), pela Ed. Patuá. No Teatro, escreveu várias peças, como: Rei de Copas (1994) – Prêmio
APCA, Narraador (1996), Umbigo (2004) – Prêmio Funarte de Dramaturgia, Bruxas Bruxas e mais Bruxas (2012), Prêmio APCA, entre outras.

Carolina Gonçalves Pinto, ECA/USP

Doutoranda e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização prática em Audiovisual pelo Le Fresnoy - Tourcoing, França, extensão em prática do documentário na La Fémis e graduada em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua como diretora e roteirista de documentários, curtas metragens e outras audiovisuais. Foi assistente de direção em diversos longas metragens.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

REWALD, R. A.; PINTO, C. G. A DRAMATURGIA COMO PRINCÍPIO REALIZADOR. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 134–156, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p134-156. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/596. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desafios, tendências e pesquisas. Roteiros Audiovisuais