Editorial - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual - parte 1

Autores

  • João Carlos Massarolo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • André Fischer Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p01-04

Palavras-chave:

inteligência artificial, audiovisual, narrativa

Resumo

À medida que a IA se torna cada vez mais integrada nas práticas de produção e narrativa, enfrentamos novos desafios e oportunidades que estão definindo o futuro da mídia. A ascensão da inteligência artificial no setor audiovisual não é apenas uma evolução técnica; é uma revolução nas próprias estruturas narrativas. As ferramentas de IA estão permitindo aos criadores explorar complexidades narrativas inéditas, onde a convergência de dados, algoritmos e criatividade humana podem resultar em formas de contar histórias profundamente personalizadas e imersivas. Mas quais seriam os limites da criatividade quando algoritmos podem aprender, adaptar e criar de maneiras como apenas os humanos faziam?

As capacidades generativas da IA colocam em questão as próprias noções convencionais de autoria e criatividade, desafiando os limites tradicionais e suscitando debates sobre originalidade e ética na criação. A habilidade das máquinas em simular e criar conteúdos originais convida à reflexão sobre o futuro da autoria e o papel de criadores e criadoras no contexto digital contemporâneo.

As inovações provocadas pela IA abrem novas possibilidades para a produção audiovisual, a personalização de conteúdo em tempo real e o desenvolvimento de experiências interativas onde o público pode influenciar ou mesmo co-criar narrativas. Além disso, sua utilização também traz implicações significativas no contexto de autenticidade e manipulação de emoções. O potencial para gerar conteúdos altamente envolventes e tecnicamente sofisticados coexiste com o risco de promover desinformação ou manipular percepções, uma preocupação amplificada pela emergência de “deepfakes” e outras tecnologias que podem produzir conteúdo falsificável indistinguível da realidade.

Esta edição da Revista Geminis é dedicada à inteligência artificial e como ela está reformulando as fronteiras da criação e percepção no campo audiovisual, uma área marcada por rápidas transformações tecnológicas e mudanças culturais significativas.

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Biografia do Autor

João Carlos Massarolo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames e Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado, entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia.

André Fischer, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Criador e diretor do Festival MixBrasil, coordenador do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura/SP. Foi General Manager da Hornet Networks LatAm, editor e publisher do portal e editora MixBrasil, apresentador e roteirista no Canal Brasil/Globosat, âncora do CBN MixBrasil, colunista do MTV Notícias e da @FolhadeSPaulo. Colaborador de publicações nacionais e internacionais direcionadas ao público lgbtqia+, sete livros publicados incluindo Manual Ampliado de Linguagem inclusiva (2021). Palestrante e consultor sobre assuntos ligados à temática da Diversidade

Referências

não se aplica

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

CARLOS MASSAROLO, J. .; FISCHER, A. Editorial - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual - parte 1. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 01–04, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p01-04. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/846. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual