New transmedia design for traditional film festivals

Autores

  • Andre Fischer UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i3p16-23

Palavras-chave:

Audiovisual, Curatorship, Film festivals, Media convergence, Platformization

Resumo

O processo disruptivo de transformação no setor audiovisual foi inesperadamente acelerado após a pandemia de covid-19. Isso provocou um rearranjo na cadeia de distribuição, exibição e circulação, reestruturando todo o design dos festivais de cinema, outrora considerados o ponto de partida de toda essa indústria e fortemente baseados em locais físicos específicos. O processo de plataformização mudou permanentemente o modelo tradicional de distribuição audiovisual, staffing e curadoria de festivais – que passam por uma operação de hibridização que permite o uso potencial de recursos interativos e entrega online de filmes, peças e performances para públicos de todo o mundo. Diferentes estratégias narrativas na produção contemporânea utilizando múltiplas plataformas em processos criativos estão inovando o modelo de storytelling e influenciando a programação e produção de festivais de cinema. O formato atual dos festivais de cinema online restringe o acesso aos dados do usuário, pois a exibição é limitada por parâmetros estabelecidos por acordos de licenciamento de exibição e ingressos limitados por exibição. O processo de plataformização dos festivais implica novas funcionalidades online integradas ao nível econômico e de infraestruturas que afetam plenamente a sua organização e estratégias. O MixBrasil Festival está propondo novas formas de mesclar diferentes formatos e linguagens em sua programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Fischer, UFSCar

Creator and director of MixBrasil Festival (30th edition in 2022), coordinator and head programmer at São Paulo City Cultural Center of Diversity. Seven books published, speaker and consultant on Diversity and Inclusive Communication. Master's in Image and Sound at UFSCar, degrees in Digital Marketing & Data Science at Fiap and Economics at UFRJ. Previously Latam General Manager at Hornet Networks, editor and publisher at MixBrasil webportals and publishing house, host and screenwriter at Canal Brasil, anchor at CBN radio, columnist for MTV and Folha de S.Paulo.

Referências

ARAUJO, Milena Moreira (2013) Motivação da audiência de festivais de cinema. (Film festival audience motivation) Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

BAZIN, André (1955) Du festival considéré comme un ordre (Of the festival regarded as an order) Paris: Cahiers du Cinema, nr.48, p-54-56

BEIGUELMAN, Giselle (2005) Link-se: arte, mídia, política, cibercultura (Link yourself: art, media, politics, cyberculture) São Paulo: Peirópolis

BRASIL, Antonio (2019). Começo do fim ou novo começo do cinema e de seus grandes festivais ? (Beginning of the end or new beginning of cinema and its great festivals ?) São Paulo:Observatório de Imprensa ed.1038 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/cinema/comeco-do-fim-ou-novo-comeco-do-cinema-e-de-seus-grandes-festivais/

CORREA, Elisabeth Saad. BERTOCCHI, Daniela (2012) O algoritmo curador- o papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação (The curator algorithm - the role of the communicator in an algorithmic information curation scenario.) Juiz de Fora: Compós UFJF

CORREA,Paulo Luz (2021) Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros ed.2020. (Panorama of Brazilian Audiovisual Festivals/Exhibits ed.2020) São Paulo https://issuu.com/pauloluzcorrea/docs/v1_-_panorama_dos_festivais-mostras_audiovisuais_b

GOLDSTEIN, Gregg (2022) Sundance, Telluride, Toronto, SXSW and Tribeca Toppers Talk the Future of Festivals https://variety.com/2022/film/spotlight/sundance-sxsw-1235161782/

HACKT, Cathy (2020) The Future of The Film Festival. Jersey City: Forbes.com
https://www.forbes.com/sites/cathyhackl/2020/11/17/the-future-of-the-film-festival/?sh=18670b4b4d8a

HAN, Grace (2021) Are Hybrid Film Festivals Actually Accessible? New York: Hyperallergic, https://hyperallergic.com/665786/are-hybrid-film-festivals-actually-accessible/

JENKINS, Henry (2006) Convergence Culture Where Old and New Media Collide . New York: New York University Press

MASSAROLO, João Carlos (2013) Storytelling Transmídia: Narrativa para multiplataformas . (Transmedia Storytelling: Storytelling for Cross-Platforms ) Sorocaba :Tríade

MASSAROLO,João Carlos, MESQUITA, Dario, FISCHER, André, ERTHAL, Cláudia. (2022) Plataformização dos festivais de cinema e audiovisual a experiência do MixBrasil (Platformization of film and audiovisual festivals: the MixBrasil experience ) São Paulo: REBECA-Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/799

RUSSEL, Stuart (2019) Human Compatible: Artificial Intelligence and the Problem of Control Penguin Random House

SANTAELLA, Lucia (2005) Por que as comunicações e artes estão convergindo? (Why are communications and arts converging?) São Paulo: Paulus

SCHAFFER, Yoram (2021) Why every film festival needs an online strategy. Lisboa: Movies Everywhere https://movie-discovery.medium.com/why-every-film-festival-needs-an-online-strategy-cf97de193500

SILVA, Tiago Marques da Silva (2019) A intermidialidade entre Teatro e Cinema na obra de Alejandro Jodorovsky (The intermediality between Theater and Cinema in Alejandro Jodorovsky's work.) Lisboa: NovaFCSH

Publicado

2022-06-30

Como Citar

FISCHER, A. New transmedia design for traditional film festivals. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 16–23, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2022v13i3p16-23. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/711. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

LINK2022 Coletânea: A Pesquisa Practice-led em Comunicação e Design