New transmedia design for traditional film festivals
DOI:
https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2022v13i3p16-23Palavras-chave:
Audiovisual, Curatorship, Film festivals, Media convergence, PlatformizationResumo
O processo disruptivo de transformação no setor audiovisual foi inesperadamente acelerado após a pandemia de covid-19. Isso provocou um rearranjo na cadeia de distribuição, exibição e circulação, reestruturando todo o design dos festivais de cinema, outrora considerados o ponto de partida de toda essa indústria e fortemente baseados em locais físicos específicos. O processo de plataformização mudou permanentemente o modelo tradicional de distribuição audiovisual, staffing e curadoria de festivais – que passam por uma operação de hibridização que permite o uso potencial de recursos interativos e entrega online de filmes, peças e performances para públicos de todo o mundo. Diferentes estratégias narrativas na produção contemporânea utilizando múltiplas plataformas em processos criativos estão inovando o modelo de storytelling e influenciando a programação e produção de festivais de cinema. O formato atual dos festivais de cinema online restringe o acesso aos dados do usuário, pois a exibição é limitada por parâmetros estabelecidos por acordos de licenciamento de exibição e ingressos limitados por exibição. O processo de plataformização dos festivais implica novas funcionalidades online integradas ao nível econômico e de infraestruturas que afetam plenamente a sua organização e estratégias. O MixBrasil Festival está propondo novas formas de mesclar diferentes formatos e linguagens em sua programação.
Downloads
Referências
BAZIN, André (1955) Du festival considéré comme un ordre (Of the festival regarded as an order) Paris: Cahiers du Cinema, nr.48, p-54-56
BEIGUELMAN, Giselle (2005) Link-se: arte, mídia, política, cibercultura (Link yourself: art, media, politics, cyberculture) São Paulo: Peirópolis
BRASIL, Antonio (2019). Começo do fim ou novo começo do cinema e de seus grandes festivais ? (Beginning of the end or new beginning of cinema and its great festivals ?) São Paulo:Observatório de Imprensa ed.1038 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/cinema/comeco-do-fim-ou-novo-comeco-do-cinema-e-de-seus-grandes-festivais/
CORREA, Elisabeth Saad. BERTOCCHI, Daniela (2012) O algoritmo curador- o papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação (The curator algorithm - the role of the communicator in an algorithmic information curation scenario.) Juiz de Fora: Compós UFJF
CORREA,Paulo Luz (2021) Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros ed.2020. (Panorama of Brazilian Audiovisual Festivals/Exhibits ed.2020) São Paulo https://issuu.com/pauloluzcorrea/docs/v1_-_panorama_dos_festivais-mostras_audiovisuais_b
GOLDSTEIN, Gregg (2022) Sundance, Telluride, Toronto, SXSW and Tribeca Toppers Talk the Future of Festivals https://variety.com/2022/film/spotlight/sundance-sxsw-1235161782/
HACKT, Cathy (2020) The Future of The Film Festival. Jersey City: Forbes.com
https://www.forbes.com/sites/cathyhackl/2020/11/17/the-future-of-the-film-festival/?sh=18670b4b4d8a
HAN, Grace (2021) Are Hybrid Film Festivals Actually Accessible? New York: Hyperallergic, https://hyperallergic.com/665786/are-hybrid-film-festivals-actually-accessible/
JENKINS, Henry (2006) Convergence Culture Where Old and New Media Collide . New York: New York University Press
MASSAROLO, João Carlos (2013) Storytelling Transmídia: Narrativa para multiplataformas . (Transmedia Storytelling: Storytelling for Cross-Platforms ) Sorocaba :Tríade
MASSAROLO,João Carlos, MESQUITA, Dario, FISCHER, André, ERTHAL, Cláudia. (2022) Plataformização dos festivais de cinema e audiovisual a experiência do MixBrasil (Platformization of film and audiovisual festivals: the MixBrasil experience ) São Paulo: REBECA-Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/799
RUSSEL, Stuart (2019) Human Compatible: Artificial Intelligence and the Problem of Control Penguin Random House
SANTAELLA, Lucia (2005) Por que as comunicações e artes estão convergindo? (Why are communications and arts converging?) São Paulo: Paulus
SCHAFFER, Yoram (2021) Why every film festival needs an online strategy. Lisboa: Movies Everywhere https://movie-discovery.medium.com/why-every-film-festival-needs-an-online-strategy-cf97de193500
SILVA, Tiago Marques da Silva (2019) A intermidialidade entre Teatro e Cinema na obra de Alejandro Jodorovsky (The intermediality between Theater and Cinema in Alejandro Jodorovsky's work.) Lisboa: NovaFCSH
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andre Fischer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.