ETHOS DISCURSIVO DA MARCA NETFLIX NO YOUTUBE

INTERDISCURSO E STORYTELLING EM ESTRATÉGIAS DE PROPAGAÇÃO DE CONTEÚDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p189-211

Palavras-chave:

Netflix, ethos discursivo, storytelling, discurso de marca

Resumo

O trabalho analisa os vídeos de divulgação da Netflix Brasil no YouTube com o objetivo de estudar a construção de ethos discursivo da marca por meio da sua enunciação, do uso de storytelling e de estratégias discursivas para propagação de conteúdo. A análise destaca o interdiscurso como elemento chave para o sucesso dos vídeos que utilizam estratégias discursivas que inter-relacionam personagens de seus programas com personalidades da mídia nacional. O gênero humor adotado nos vídeos contribui para a construção do ethos discursivo da marca, além de atuar como elemento importante para engajamento dos fãs e propagação do discurso de marca.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Mungioli, Universidade de São Paulo - USP

Professora doutora do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq.

Tomaz Affonso Penner, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoral na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Pesquisador do grupo de pesquisa GELiDis – Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação ECAUSP/CNPq. Bolsista CNPq.

Flavia Suzue de Mesquita Ikeda, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do grupo de pesquisa GELiDis–ECA-USP/CNPq. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

CRISTINA MUNGIOLI, M.; PENNER, T. A.; IKEDA, F. S. de M. ETHOS DISCURSIVO DA MARCA NETFLIX NO YOUTUBE: INTERDISCURSO E STORYTELLING EM ESTRATÉGIAS DE PROPAGAÇÃO DE CONTEÚDOS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 189–211, 2021. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p189-211. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/551. Acesso em: 18 abr. 2024.