SILÊNCIO DIGITAL

A PLATAFORMA MAIS INGLÊS E A INVISIBILIZAÇÃO DE SUJEITOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MT

Autores

  • Jose Isavam Olivera Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) https://orcid.org/0009-0005-2026-7129
  • Juliana Faltz Taborelli Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Danie Marcelo de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p415-434

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Políticas Públicas, Silenciamento Discursivo

Resumo

O artigo analisou reportagens sobre políticas educacionais em Mato Grosso, com destaque ao discurso do Secretário de Educação. Com base em Laval (2010), Van Leeuwen (2016) e Spivak (2010), aplicou-se a análise crítica do discurso para revelar como narrativas institucionais silenciam professores e estudantes. Identificou-se que o discurso oficial reforça a lógica neoliberal e o apagamento das desigualdades, promovendo um epistemicídio simbólico ao desvalorizar saberes locais. Concluiu-se que a retórica da modernização educacional legitima e perpetua estruturas de poder desiguais na educação pública.

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Biografia do Autor

Jose Isavam Olivera Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT) e mestre em Letras (Unemat, 2024). Licenciado em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia. É professor efetivo de Inglês na rede estadual de Mato Grosso (Seduc-MT), na Escola Estadual Oscar Soares.

Juliana Faltz Taborelli, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), licenciada em Letras (Português/Inglês) pela mesma instituição. Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso (Seduc-MT), atua nas áreas de estudos discursivos, políticas linguísticas, formação de professores e ensino de língua inglesa na escola pública.

Danie Marcelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2007) e mestre em Educação pela UFMT (2000). Professor associado IV da Universidade Federal de Mato Grosso, com experiência em Linguística Aplicada, atuando em temas como ensino de inglês, racismo, inclusão, gênero, sexualidades e ensino de línguas para pessoas com deficiência. Atualmente é coordenador de área de Língua Inglesa do PIBID e editor-chefe da área de Linguística da revista Polifonia.

Referências

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

SILVA, Jose Isavam Olivera; TABORELLI, Juliana Faltz; MARCELO DE JESUS, Danie. SILÊNCIO DIGITAL: A PLATAFORMA MAIS INGLÊS E A INVISIBILIZAÇÃO DE SUJEITOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MT. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 415–434, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p415-434. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/891. Acesso em: 8 nov. 2025.

Edição

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