CONVERGÊNCIA DIGITAL NO TELEJORNALISMO:

ANÁLISE DO JORNAL NACIONAL NO TWITTER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p169-201

Palavras-chave:

Convergência, Twitter, Jornal Nacional

Resumo

Este trabalho analisa como o Jornal Nacional utiliza o Twitter para promover seu conteúdo televisivo. Verificou-se o perfil no Twitter do programa durante 51 dias de 2019, totalizando 685 tweets. O conteúdo analisado se refere às publicações interativas direcionadas para os internautas nas redes sociais e aos conteúdos transportados da televisão. A pesquisa é baseada na metodologia da Análise de Conteúdo (AC). Os resultados apontam que a presença do Jornal Nacional no Twitter é um efeito da migração de audiência e que a participação do telejornal nas redes sociais fortalece a sua presença em telas diversas.

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Biografia do Autor

Marcelli Alves, UFMA

Doutora em Comunicação (Jornalismo e Sociedade) pela Universidade de Brasília, UnB. É professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialização em Imagem e Som (2002 UFMS), Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial (2005,Uniderp ) e Especialização em Gestão de Negócios de IES (Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro). É professora adjunta no programa de pós-graduação em Comunicação, na UFMA de Imperatriz

Thaísa Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Mestre em Letras Universidade Federal do Mato Grosso o Sul – Campus de Três Lagoas, Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado, na UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação em Cibercultura (GCiber) e integra o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria entre a UFMA e a UFMS.

Danielle Carolina dos Santos, UFMA

Graduada em Comunicação Social Jornalismo - UFMA (Bolsista PIBIC CNPQ). Participa do grupo de Pesquisa GCiber.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

ALVES, M.; BUENO, T.; SANTOS, D. C. dos. CONVERGÊNCIA DIGITAL NO TELEJORNALISMO:: ANÁLISE DO JORNAL NACIONAL NO TWITTER. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 169–201, 2022. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i3p169-201. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/587. Acesso em: 19 abr. 2024.