Estratégias multiplataformas na comunicação televisual

estudo de caso dos telejornais da Rede Globo

Autores

Palavras-chave:

comunicação, convergência midiática, Globoplay, multiplataforma, televisão

Resumo

O presente artigo busca apreender as mudanças nas relações de comunicação e formas de produção e consumo televisivo, pautados pelos conteúdos multiplataformas, possibilitados pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas. Ao se entender que há uma alteração no modo de consumir e produzir no que diz respeito à comunicação televisual em plena era da convergência midiática, observa-se que a fruição fora do fluxo televisivo passa a ser utilizada cada vez mais como forma de consumo audiovisual na contemporaneidade. O corpus da análise foi construído a partir da gravação na íntegra de um dia de exibição dos telejornais Bom dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo nas plataformas da TV ao vivo, no Globoplay desktop e mobile e nos sites dos telejornais do portal G1.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Sabino Caldas, UEMG

Doutorado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Monielly Barbosa do Carmo, UNESP

Mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. É membra do Grupo de Estudos Audiovisuais – GEA, Bauru, SP.

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

CALDAS, C. H. S.; BARBOSA DO CARMO, M. Estratégias multiplataformas na comunicação televisual: estudo de caso dos telejornais da Rede Globo. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 65–87, 2020. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/484. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos