CONTEÚDO JORNALÍSTICO NO INSTAGRAM: RECONFIGURAÇÕES ORIENTADAS PELAS NORMATIVAS DA PLATAFORMA E SEUS IMPACTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2025v16p247-274

Palavras-chave:

Diretrizes, Instagram, ImperatrizOnline

Resumo

Este estudo analisa como o Instagram pode alterar a forma de escrever notícias, levando em consideração as diretrizes e políticas da mídia social. Para tanto, é analisado o veículo de Web TV ImperatrizOnline, o mais importante veículo online da segundo maior cidade do Maranhão. O estudo adota entrevistas semi-estruturadas com profissionais que atuam na redação e a análise descritiva de posts. O objetivo é verificar como as restrições da plataforma têm provocado limitações e mudanças no processo de construção das notícias. Entre as considerações, ficou evidente que a plataforma afeta diretamente a escrita dos textos alterando, inclusive, sua linha editorial.

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Biografia do Autor

Thaísa Bueno, UFMA

Professora associada no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz desde 2010. Docente permanente do Mestrado em Comunicação na mesma instituição. Pesquisadora formada em Jornalismo pela UFMS, possui doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Coordena o Grupo de Pesquisa Espelho (www.grupoespelho.ufma.br) e integra o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria entre a UFMA e a UFMS. A pesquisadora é Bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento do CNPq - Nível 1B, desde junho de 2025.

Marcelli Alves, UFMA

Doutora em Comunicação (Jornalismo e Sociedade) pela Universidade de Brasília, UnB. É professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professora titular do mestrado em Comunicação na mesma instituição. Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialização em Imagem e Som (2002, UFMS), Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial (2005, Uniderp) e Especialização em Gestão de Negócios de IES (Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, 2008).

Valéria Cristina Rodrigues da Silva

Jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus de Imperatriz. Durante sua formação, integrou as atividades e ações do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCiber), coordenado pela Prof.ª Dra. Thaisa Bueno, até dezembro de 2024.

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Publicado

2025-07-06

Como Citar

BUENO, Thaísa; ALVES, Marcelli; RODRIGUES DA SILVA , Valéria Cristina. CONTEÚDO JORNALÍSTICO NO INSTAGRAM: RECONFIGURAÇÕES ORIENTADAS PELAS NORMATIVAS DA PLATAFORMA E SEUS IMPACTOS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 16, p. 247–274, 2025. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2025v16p247-274. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/880. Acesso em: 27 jul. 2025.

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