O culto dos fãs online e a transform ação de Avenida Brasil em um cult nacional

Autores

  • Clarice Greco PPGCOMECA/ USP

Palavras-chave:

telenovela, facebook, fãs

Resumo

O artigo pretende situar a telenovela Avenida Brasil em relação ao conceito de TV cult. A telenovelacombinou novos elementos estéticos com um enredo em suspense e provocou no público identificaçãoem massa e comoção nacional. O artigo analisa as reações das críticas especializada e popular, asmanifestações online dos fãs da telenovela nas comunidades e na fanpage da Globo no Facebook. Buscatambém aplicar as características peculiares de Avenida Brasil ao conceito teórico de TV cult, a fim dedemonstrar que podem existir programas que se aproximam do cult na televisão brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Greco, PPGCOMECA/ USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo PPGCOMECA/USP. Mestre pela mesma Instituição. Bolsista FAPESPProc.2012/05000-6.

Referências

COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. Introduction: Media events in globalized media cultures. In: COULDRY, Nick; HEPP, Andreas; KROTZ, Friedrich. Media Events in a Global Age. New York: Routledge, 2010.

ECO, U. (1985). “Casablanca”: Cult Movies and Intertextual Collage. SubStance, Vol. 14, No. 2, Issue 47: In Search of Eco’s Roses. pp. 3-12.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro Editora, 2006.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo. (2003). A telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, v.26. São Paulo, jan/abr, 2003.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo et al. Brasil: a telenovela como fenômeno midiático. In: Lopes, Maria Immacolata Vassallo de; Gómez, Guillermo Orozco. (Org.). Memória Social e Ficção Televisiva em Países Iberoamericanos. Anuário OBITEL 2013. Porto Alegre: Sulina, 2013.

PEARSON, R. (2010). Observations on Cult television. In: ABBOT,

Stacey (Ed). The Cult TV book: from Star Treck to Dexter, new approaches to TV outside the box. New York: Soft Skull Press.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

GRECO, C. O culto dos fãs online e a transform ação de Avenida Brasil em um cult nacional. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 63–78, 2014. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/204. Acesso em: 28 mar. 2024.