Dispositivos Móveis como Potencializadores da Televisão Digital Interativa: desafios e usos da segunda tela no telejornalismo

Autores

  • Elane Gomes da Silva UFPB- Universidade Federal da Paraíba
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba PPGC-UFPB

Palavras-chave:

Convergência, Televisão, Segunda Tela, Telejornalismo

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em desenvolvimento e tem por objetivo identificar quais as possibilidades de uso de um dispositivo móvel na construção de um telejornal. Entendemos que em tempos de convergência tecnológica, os produtos de informação são produzidos de forma que possam gerar compartilhamento de ideias e discussão em grupos de pessoas. Nesse sentido, surge a necessidade de aplicar itens complementares ao conteúdo produzido, no intuito de tornar o assunto tratado o mais completo possível. A segunda tela visa adicionar informação naquela veiculada num programa ao vivo da TV. A reconfiguração da TV é necessária para se adequar ao uso das mídias móveis, que servem de segunda tela. Apresentaremos um levantamento geral sobre o uso de aplicativos de segunda tela em emissoras de TV nacionais e estrangeiras. Discutiremos seus usos e as perspectivas criadas com a aparição desta nova forma de consumo de informação que aglutina a TV e a Internet, destacando a área telejornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Gomes da Silva, UFPB- Universidade Federal da Paraíba

Mestranda da Linha Culturas Midiáticas Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB- Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas – GMID/PPGC-UFPB.

Ed Porto Bezerra, Universidade Federal da Paraíba PPGC-UFPB

Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estagiário Sênior no College of Communication da University of Texas (Knight Center for Journalism in the Americas). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB- Universidade Federal da Paraíba. PPGC-UFPB.   Bolsista da CAPES – Proc. Número BEX 1487/12-4.

Referências

AQUINO, Maria Clara. Interatividade e participação em contexto de convergência midiática. Artigo publicado nos anais do Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade – SimSocial 2011. Salvador.

BOOTH, Paul. The Television Social Network: Exploring TV Characters. Communications Studies, 63:3, 309- 327. College of Communication, Depaul University. Junho 2012.

CANNITO, Newton Guimarães. A Televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.

CARLÓN, Mario. SCOLARI, Carlos A. El fin de lós médios massivos- El comienzo de um debate. La Crujía, Buenos Aires, 2009.

DIZZARD JR., Wilson. A Nova Mídia. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 2000.

DONATO, Aline. PUHL, Paula. Os caminhos da convergência da Televisão na Web.

Trabalho apresentado no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em setembro de 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: 2º edição. Aleph, 2009.

JENSEN, Klaus Bruhn. Media Convergence: the three degrees of network, massa and interpesonal communication. Routledge. New York, 2010.

JOST, François. Novos comportamentos para antigas mídias ou antigos comportamentos para novas mídias? Publicado em revistas Matrizes – Ano 4 – nº 02 janeiro/junho de 2011. São Paulo.

MILLER, Toby. A televisão acabou, a televisão virou coisa do passado, a televisão já era. In: FREIRE FILHO, João (org). A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina-Globo Universidade, 2009.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro das narrativas no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, Editora Unesp, 2003.

PICCININ, Fabiana. Analógico ao Digital: notas sobre o telejornal em transição. In: SOSTER, Demetrio e SILVA, Fernando (Org). Metarmofoses Jornalísticas 2: reconfiguração e forma. Rio Grande do Sul: EDUNISC, 2009.

TOURINHO, Carlos. Inovação no Telejornalismo: O que você vai ver a seguir. Vitória: EspaçoLivros, 2009.

The rise and rise of ‘second screening’. Disponível em . Acesso em: 15 nov. 2012

TV and Video. An analysis of evolving consumer habits. Disponível em <http://www.ericsson.com/res/docs/2012/consumerlab/tv_video_consumerlab_report.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2012

Broadcast industry not capitalising on rise of the second screen.Disponível em: <http://www.redbeemedia.com/sites/all/files/downloads/second_screen_research.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2012

Personagens, especialistas e emissoras falam sobre como a Internet mudou a forma de ver TV. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/revista-da-tv/personagens-especialistas-emissoras-falam-sobre-como-Internet-mudou-forma-de-ver-tv-5605969>. Acesso em: 15 nov. 2012

New ‘Screen Life’ research from Thinkbox reveals how TV benefits from second

screens. Disponível em: <http://www.thinkbox.tv/multi-screening-encourages-more-tv-

and-ad-viewing>. Acesso em: 15 nov. 2012

TV Cultura oferece recurso de segunda tela para telespectadores. Disponível em http://canaltech.com.br/noticia/tvs/TV-Cultura-oferece-recurso-de-segunda-tela-para-telespectadores/ Acesso em 01 de abril de 2013.

TV do futuro terá tablet como segunda tela. Disponível em: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/tv-do-futuro-tera-tablet-como-segunda-tela-16012013-15.shl > Acesso em 20 de janeiro de 2013.

Cauda longa e a segunda tela, tudo a ver. Disponível em: http://tvdi.egc.ufsc.br/index.php/novidades/noticias/247-a-cauda-longa-e-a-segunda-tela-tudo-a-ver Acesso em 01 de abril de 2013.

Twice as much TV? How networks are adapting to the second screen. Disponível em http://www.cnn.com/2012/09/15/showbiz/tv/second-screen-tv-our-mobile-society. Acesso em 20 de abril de 2013.

CNN adapts the second screen to TV news. Disponível em http://blog.scribblelive.com/best-practices-2/cnn-adapts-the-second-screen-to-tv-news/. Acesso em 20 de abril de 2013.

PATRIOTA, Karla. O que é a Social Television? Disponível em http://karlapatriota.blogspot.com.br/2013/04/ o-que-e-social-television.html. Acesso em 04 de maio de 2013.

Downloads

Publicado

2013-08-11

Como Citar

GOMES DA SILVA, E.; PORTO BEZERRA, E. Dispositivos Móveis como Potencializadores da Televisão Digital Interativa: desafios e usos da segunda tela no telejornalismo. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 127–144, 2013. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/131. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê