INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA Y CONFUSIÓN EN EL CONTEXTO ARTÍSTICO

Autores/as

  • Lucia Santaella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP )
  • Alexandre Braga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) https://orcid.org/0000-0002-7255-7786

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p05-20

Palabras clave:

Inteligencia artificial generativa, impactos, concursos, estética tecnológica

Resumen

Desde principios de 2023, la aparición de la Inteligencia Artificial Generativa (IAG) de textos e imágenes ha provocado la sorprendente adopción de millones de usuarios, acompañada de la producción de noticias y textos académicos relacionados con sus impactos socioculturales, políticos y estéticos. Este artículo se ubica en el campo de las discusiones estéticas sobre obras cuyos autores utilizan IAG y que se presentan en concursos, recibiendo premios y, por lo tanto, provocando efectos discursivos controvertidos. Basado en la investigación de información sobre los casos más importantes ocurridos en diversas partes del mundo, el objetivo de este trabajo es analizar el conjunto de estos eventos para extraer de ellos conclusiones situadas en el contexto y la continuidad de dos siglos de producciones estéticas tecnológicas, desde la llegada de la fotografía.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Santaella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP )

Pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez doze estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 275 mestres e doutores. Publicou 56 livros e organizou 32, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Alexandre Braga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Bacharel em Comunicação com habilitação em Publicidade pela PUC-SP, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pesquisador na área de Design, Ergonomia e Interação Humano Computador. Atualmente é professor R.T.I. na Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP, no curso de Comunicação e Publicidade. Docente no programa de Pós Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, professor na FATEC São Caetano no curso de Jogos Digitais e professor/tutor de EAD na Faculdade Impacta. Professor do ensino superior desde 2002, também atua há mais de 27 anos como designer gráfico e digital.

Citas

CANUTO, Otaviano. Como a inteligência artificial vai afetar a economia? Folha de São Paulo, UOL, 22 de janeiro de 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/por-que-economes-em-bom-portugues/2024/01/como-a-inteligencia-artificial-vai-afetar-a-economia.shtml?pwgt=kdwiw17jbfhoz5ce0v6rtfwodcn0bsnv9326t4bl5wx59fya&utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmailgift&_ga=2.223252755.989012091.1705963857. Acesso 22 jan, 2024.

DAVENPORT, Thomas H. The impact of Generative AI on Hollywood and entertainment, MIT Sloan Management Review, 19/junho/2023.

HEAVEN, Will Douglas. Welcome to the new surreal. How AI-generated video is changing film. MIT Technology Review, 2023. Disponível em: https://www.technologyreview.com/2023/06/01/1073858/surreal-ai-generative-video-changing-film/?fbclid=IwAR2sgXWXyRx_KR2XFhhenEsKk-GjvrApsXCAiOLi4_eGln90G7pUsWPMtio. Acesso 15 jun, 2023.

IMAGEM CRIADA COM IA ganha concurso e reacende discussão sobre o que é arte. Tilt Notícias. Disponível em: http://www.uol.com.br/tilt/Noticias. Acesso: 22 set, 2022.

KATZ, Leslie. See the bizarre image that just won an inaugural AI-Art award. Forbes site. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/lesliekatz/2023/10/08/see-the-surreal-image-that-just-won-an-ai-art-contest/?sh=275a10654df8. Acesso 03 nov, 2023.

LEMOS, André. Frankenstein. André´s Newsletter. Disponível em: https://andrelemos.substack.com/p/frankenstein?utm_source=%2Fbrowse%2Ftechnology&utm_medium=reader2. 2023. Acesso 30 nov, 2023.

MANOVICH, Lev. Software takes command. London, NY: Bloonsbury, 2013.

MELO, Cristino (2023. Foto criada por inteligência artificial vence concurso de fotografia; artista recusa. Mundo conectado. Disponível em: https://www.mundoconectado.com.br/fotografia/foto-criada-por-inteligencia-artificial-vence-concurso-de-fotografia-artista-recusa-premio/. Acesso 20 abr, 2023.

OLIVEIRA, Isabela (2023). Imagem feita com IA ganha concurso e fotógrafo recusa prêmio. UOL. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/imagem-feita-com-ia-ganha-premio-fotografia/. Acesso 20 abr, 2023.

Trevisan, ; Braga, Alexandre.

SANTAELLA, Lucia. Há como deter a invasão do ChatGPT? São Paulo: Estação das Letras e Cores Ed., 2023a.

____________. A IA generativa de imagens e a emergência de novas questões estéticas. 2023b. Revista Semiosis 11, v. 1, dezembro-2023.

TREVISAN, Daniel; BRAGA, Alexandre. Inteligência artificial nos games. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 26, jul./dez 2022, p.89–101.

VAINILAVIČIUS, Justinas. AI-generated science fiction novel wins literary prize in China. Cybernews. Disponível em: https://cybernews.com/news/ai-novel-wins-prize-china/. Acesso 24 dez, 2023.

Publicado

2024-04-22

Cómo citar

SANTAELLA, L. .; BRAGA, A. . INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA Y CONFUSIÓN EN EL CONTEXTO ARTÍSTICO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 05–20, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p05-20. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/835. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossier - Narrativas de IA: Tendencias en la Producción Audiovisual