AUDIOVISUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

FERRAMENTAS AUTÔNOMAS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Autores

  • Ana Silvia Lopes Davi Médola Universidade Estadual Paulista - UNESP https://orcid.org/0000-0003-2101-3727
  • Vinicius Laureto de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Henrique da Silva Pereira Universidade Estadual Paulista - UNESP e Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - CEUNSP https://orcid.org/0000-0002-1328-8694

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p87-104

Palavras-chave:

Produção audiovisual, Inteligência artificial, Produção de sentido.

Resumo

As ferramentas digitais com recursos baseados em análises de dados e inteligência artificial abrem perspectivas de transformações no âmbito do audiovisual. Com o objetivo de refletir sobre experiências na utilização da inteligência artificial na produção de conteúdos audiovisuais o presente trabalho analisa projetos derivados, total ou parcialmente, da geração de textos autônomos, por meio de processamento de linguagem natural e recursos de visão computacional. No estágio das experiências analisadas observou-se limitações importantes no processo de tratamento de dados não estruturados e identificação de padrões por ferramentas de análise de texto e imagem. Com base na semiótica discursiva, o artigo aponta que embora a produção de sentido nesses conteúdos apresente lacunas não compromete o contrato de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Silvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Livre-Docente em Comunicação Televisual. Líder do GEA - Grupo de Estudos Audiovisuais.

Vinicius Laureto de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Henrique da Silva Pereira, Universidade Estadual Paulista - UNESP e Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - CEUNSP

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista. Vice-líder do GEA - Grupo de Estudos Audiovisuais. Docente dos cursos de Comunicação e Cinema do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

Referências

ASIMOV, Isaac. Runaround. 1942. In: ASIMOV, Isaac. I, Robot. Nova York: Gnome Press,1950.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Tradução do Grupo CASA. Bauru: EDUSC, 2003.

CHOMSKY, Noan. Syntactic Structures. 1ª ed. Alemanha: Mouton & Co.1957.

FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Tradução Analice Dutra Pilar. In: Documentos de estudos do centro de pesquisas sociossemióticas. São Paulo. 2001.

GUNKEL, David J. Comunicação e inteligência artificial: novos desafios e oportunidades para a pesquisa em comunicação. Galaxia (São Paulo, online), n. 34, jan-abr., 2017.

IBM. Scaling Wimbledon’s video production of highlight reels through AI technology. 2017, disponível em: < https://www.ibm.com/blogs/research/2017/06/scaling-wimbledons-video-productionhighlight-reels-ai-technology/> acesso em: 20 jan. 2019.

MCCARTHY, John. et al. A Proposal for the Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence - 1955. AI Magazine, v. 27, n. 4, jan/mar, 2006.

MCKEOWN, Lewis. An evaluation of the Impact of Constraints on the Perceived Creativity of Narrative Generating Software. University of Kent. Reino Unido. 2017.

MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi. Televisão digital brasileira e os novos processos de produção de conteúdos: os desafios para o comunicador. ECompós, v.12 n.3, set/dez, 2009.

NORVING, Peter; RUSSEL, Stuart. Inteligência artificial. Tradução de Regina Célia Simille de Macedo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SMITH, John. R. IBM Research Takes Watson to Hollywood with the First “Cognitive Movie Trailer”. 2016, disponível em: < https://www.ibm.com/blogs/think/2016/08/cognitive-movie-trailer/> acesso em: 20 jan. 2019.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. História da computação. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Filmografia BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures. 1982. 1 DVD (117 min)

DIA em que a Terra Parou, O. Direção: Robert Wise. Produção: Julian Blaustein. Estados Unidos: 20th Century Fox. 1951. 1 DVD (132 min).

: Uma Odisseia no Espaço. Direção: Stanley Kubrick. Produção: Stanley Kubrick. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer. 1951. 1 DVD (148 min)

EXTERMINADOR do Futuro, O. Direção: James Cameron. Produção: Gale Anne Hurd. Estados Unidos: Orion Pictures. 1984. 1 DVD (107 min)

INDEPENDENCE Day. Direção: Roland Emmerich. Produção: Dean Devlin. Estados Unidos: 20th Century Fox. 1996: 1 DVD (145 min)

MATRIX. Direção: Lilly Wachowski e Lana Wachowski. Produção: Joel Silver. Estados Unidos: Warner Bros. 1999. 1 DVD (136 min)

MORGAN. Direção: Luke Scott. Produção: Ridley Scott, Michael Schaefer e Mark Huffam. Estados Unidos: 20th Century Fox. 2016. 1 DVD (92 min)

SUNSPRING. Direção: Oscar Sharp. Produção: Andrew Kortschak, Walter Kortschak, Andrew Swett e Allison Friedman. Reino Unido: End Cue. 2016. 1 vídeo (9 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LY7x2Ihqjmc>. Acesso em 22 out. 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

LOPES DAVI MÉDOLA, A. S.; LAURETO DE OLIVEIRA, V. .; DA SILVA PEREIRA, H. AUDIOVISUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: FERRAMENTAS AUTÔNOMAS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO . Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 87–104, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2023v14i3p87-104. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/814. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)