“ONLY WHO IS A FAN UNDERSTAND”

AN ANALYSIS OF THE CONSTRUCTION OF MEANINGS ABOUT “BEING A FAN” FROM THE NARRATIVES OF INDIVIDUALS BELONGING TO THE FANDOM ARMY

Authors

  • Francisca Denise Silva Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Bárbara Ellen Viana Sales Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-3175-0237
  • Luana Paiva da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p145-167

Keywords:

Fan, K-Pop, Construction of Meanings

Abstract

In this qualitative research, we aim to present the constructions made by 11 individuals belonging to the ARMY fandom about the meanings of “being a fan” present in their experiences. Through the analysis of semi-structured interviews, we obtained three categories that translated their representations: Affections, Transformation and Identification. We noticed that the speeches indicate a group support by the affections that unite it, being related to both the fandom and the artist. Thus, there is a feeling of belonging and reception, which permeates the identifications between individuals, constituting what we know as a community and develops to social transformation.

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Author Biographies

Francisca Denise Silva Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Ceará, Professora colaboradora do Masf (Mestrado em Saúde da Família) da Universidade Federal do Ceará, compõe o colegiado do Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas e os colegiados dos cursos de Psicologia, Odontologia, Medicina, Música, e das Licenciaturas Interculturais Indígena PITAKAJA, e KUABA. Tem experiência na área de Sociologia atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, representações sociais, pobreza, gênero, desigualdade, etnicidade e negritude, corpo e consumo. Coordena o LAEDDES (Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades) atuando diretamente junto às escolas públicas desde 2010.

Bárbara Ellen Viana Sales, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Durante o trajeto acadêmico, participou do projeto de monitoria "Um Estranho no Ninho: Escuta e Acolhimento", no qual atuou como bolsista no período de 2019.1 a 2021.2, também foi bolsista, em 2018.2, do projeto de extensão "Água de Chocalho", vinculado ao Laboratório de Clínica, Sujeito e Políticas Públicas (CLIPSUS) e, em 2021, atuou como bolsista do projeto de extensão "Reescrevendo Minha História", vinculado ao Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), no qual participou durante o período de 2017 a 2022, estando incluso, também, sua participação como membro voluntário do projeto "Entre Muros: Extensão, Docência e Resistência". Participou como voluntária na pesquisa PIBIC "Não à Vida Maria", no período de 2019 a 2020. Tem interesse nas áreas de Psicologia Educacional, Psicologia Social, Psicanálise, e nos temas relacionados a Desigualdades Sociais, Juventude e Mídias Sociais. Realizou, como temática de TCC, um estudo acerca do significados de "ser fã" para sujeitos autodeclarados fãs e teve como público-alvo jovens de diversas idades que se autodenominavam fãs do grupo de música sul-coreano BTS.

Luana Paiva da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de 2018 a 2019. Foi monitora na disciplina Fundamentos de Anatomia para a Psicologia (2018) e na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa em Psicologia (2021). Foi membra do Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES) e da Liga de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento (LEPAC), vinculada ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE). Tem interesse pelas áreas: Análise do Comportamento, Psicologia Social, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Hospitalar, Neuropsicologia, e nos temas relacionados às juventudes.

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Published

2023-10-19

How to Cite

SILVA VASCONCELOS, F. D.; VIANA SALES, B. E.; PAIVA DA SILVA, L. “ONLY WHO IS A FAN UNDERSTAND”: AN ANALYSIS OF THE CONSTRUCTION OF MEANINGS ABOUT “BEING A FAN” FROM THE NARRATIVES OF INDIVIDUALS BELONGING TO THE FANDOM ARMY. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 145–167, 2023. DOI: 10.53450/2179-1465.RG.2023v14i2p145-167. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/755. Acesso em: 15 may. 2024.

Issue

Section

Artigos