Kony 2012: estratégias narrativas de um fenômeno do ativismo digital
Palavras-chave:
ativismo digital, Kony 2012, utopia, meme, mito, narratividade, ciborgueResumo
Em março de 2012 foi lançada a campanha Kony 2012, cujo instrumento principal foi um filme com 29 minutos de duração realizado pela ONG Invisible Children. Ele trata de uma campanha de mobilização cujo propósito é localizar e prender Joseph Kony, líder do LRA (Lord’s Army Resistance), grupo militante atuante no centro da África acusado de uma série de crimes contra a humanidade. A tamanha popularidade que um filme ativista alcançou na internet nos instigou a pensar sobre quais estratégias foram usadas por seus produtores e os efeitos da campanha. Para tanto, partimos neste trabalho de considerações sobre a significação de diversos fragmentos de vídeos tirados do Youtube e usados como peças básicas da construção do filme Kony 2012. Em seqüência, com base na sua decupagem*1, persegue-se a forma como o filme revela sentidos políticos latentes naqueles micro-vídeos. Partindo da ideia do filme como um momento dentro de um processo complexo de construção, disputa e negociação de uma comunidade digital imaginada, veremos que o filme e as práticas em torno dele propõem uma política global, construída a partir de mitos e utopias, que se coloca ao mesmo tempo jovem, pós-moderna e digital. Ele suscita respostas vindas da prática já existente nessa nova ágora, que demonstrou ser altamente manipulável e, não sem paradoxos, altamente crítica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-06
Como Citar
BRITES, F.; TORRES SILVA, T. Kony 2012: estratégias narrativas de um fenômeno do ativismo digital. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 25–50, 2012. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/97. Acesso em: 30 nov. 2023.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.