TRAMAS E DRAMAS IMAGÉTICOS: CONSTRUÇÃO NARRATIVA, SENTIDOS E REPRESENTAÇÕES EM SÉRIE NORTE-AMERICANA CENTRADA EM RELACIONAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

narrativa, discurso, representações, teleficção, roteiro

Resumo

Centramos nossa atenção na primeira temporada da série The Affair. Nosso objetivo é identificar variações e permanências na construção narrativa desse produto cultural, ao mesmo tempo em que levantamos as representações construídas nesse espaço e os sentidos que emergem de seus discursos. Em termos metodológicos, empreendemos uma pesquisa bibliográfica seguida de análise documental, a qual se dá desde o prisma da análise de discurso francesa e dos preceitos dos estudos da narrativa. Concluímos tratar-se de uma narrativa complexa e metalinguística cuja contribuição está em apontar para a relativização dos pontos de vista e para as imperfeições dos atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Elouise Budag, FAPCOM

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), Professora e Pesquisadora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), onde coordena o Grupo de Estudos Comunicação, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade. Integrante dos grupos de Pesquisa do CNPq “Midiato” (ECA/USP) e “Juvenália” (ESPM)-SP).

Camilla Rocha, ESPM

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM/ESPM (2015/2017). Doutoranda na mesma instituição (2017/2020). Integrante do grupo de pesquisa do CNPq denominado “Comunicação, educação e consumo: as interfaces na teleficção”, coordenado pela profa. Dra. Maria Aparecida Baccega. Participante da rede OBITEL Brasil.

Referências

ADORO CINEMA. The Affair. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/series/serie-11939/>. Acesso em: 10 out. 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Enunciação e construção de sentido. In: FIGARO, Roseli (org.). Comunicação e Análise de Discurso. São Paulo: Contexto, 2012, p. 19-43.

BUDAG, Fernanda Elouise. Intertextualidade, dialogismo e cultura material: um estudo de narrativa ficcional audiovisual contemporânea. 2016. Tese (Doutorado) – Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

ECO, Umberto. Obra aberta. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

LEITE, Lígia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 11. ed. São Paulo: Ática, 2007.

MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão contemporânea. Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 29-52, jan./jun. 2012.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ORLANDI, Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2013.

THE AFFAIR – 1a temporada. Estados Unidos: Paramount, 2014. 4 DVDs (500 min), som dolby digital 5.1, color.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

BUDAG, F. E.; ROCHA, C. TRAMAS E DRAMAS IMAGÉTICOS: CONSTRUÇÃO NARRATIVA, SENTIDOS E REPRESENTAÇÕES EM SÉRIE NORTE-AMERICANA CENTRADA EM RELACIONAMENTOS. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 204–217, 2017. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/323. Acesso em: 24 abr. 2024.