House of memes: midiatização do ativismo e transformações no jornalismo a partir de uma (ciber)cultura pop

Autores

  • Maria Clara Aquino Bittencourt Unisinos
  • Christian Gonzatti Unisinos

Palavras-chave:

memes, jornalismo, midiatização do ativismo, cibercultura, cultura pop

Resumo

A partir da proliferação de memes em sites de redes sociais como uma manifestação integrada ao que chamamos de (ciber)cultura pop, questionamos o impacto dessas manifestação nas narrativas jornalísticas tomando como base a premissa de midiatização do ativismo. Através de uma pesquisa exploratória por sites jornalísticos e publicações no Twitter analisamos ocorrências de memes envolvendo o ex-presidente Lula, no período de 4 a 17 de março de 2016. Articulamos uma discussão sobre as relações entre mídia e ativismo contemporâneo apontando indícios de como a midiatização do ativismo vem interferindo na definição e no desenvolvimento de pautas jornalísticas.

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Biografia do Autor

Maria Clara Aquino Bittencourt, Unisinos

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. Mestre e Doutora em Comunicação e Informação. Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação.

Christian Gonzatti, Unisinos

Publicitário. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

AQUINO BITTENCOURT, M. C.; GONZATTI, C. House of memes: midiatização do ativismo e transformações no jornalismo a partir de uma (ciber)cultura pop. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 101–116, 2016. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/254. Acesso em: 28 mar. 2024.