DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

NARRATIVA, ÉTICA E EMOÇÃO NO COMERCIAL “VOLKSWAGEN 70 ANOS GERAÇÕES”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p165-187

Palavras-chave:

inteligência artificial, comercial Volkswagen 70 anos Gerações, narrativas, ética, emoções

Resumo

A inteligência artificial (IA) tem gerado discussões sobre limites éticos e como as narrativas são construídas com textos, áudios e imagens que, por vezes, são inventados ou apropriados de propriedades intelectuais. Nesse desenvolvimento midiático e plataformizado, o comercial de 70 anos da Volkswagen (VW) acende questões sobre o uso da IA e os contextos em que é empregada. A partir da perspectiva metodológica indiciária, objetiva-se discutir como as narrativas da IA trazem implicações para as plataformas digitais, as questões éticas e a mobilização das emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laryssa Gabellini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anteriormente, do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desde 2023, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença.

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anteriormente, do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença.

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Viçosa. Docente do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

ALMEIDA, Ivana Veloso; SANTOS, Lorena Danielle. História e música: uma reflexão sobre Elis Regina como voz de resistência durante a ditadura civil-militar no Brasil. Revista Outras Fronteiras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 68–85, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/437. Acesso em: 15 set. 2023.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2010.

BOLZANI, Isabela. Conar decide arquivar processo contra propaganda que recriou Elis Regina com inteligência artificial. G1. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2023/08/23/conar-decide-arquivar-processo-contra-propaganda-que-recriou-elis-regina-com-inteligencia-artificial.ghtml. Acesso em: 17 set. 2023.

BRAGA, José Luiz. Comunicação, disciplina indiciária. MATRIZes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 73-88, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p73-88. Acesso em: 17 set. 2023.

CHARAUDEAU, Patricol. Pathos e discurso político. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emilia (Orgs.). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, p. 240-251.

CNN. Conar abre representação ética contra propaganda da Volkswagen com Elis Regina. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/conar-abre-representacao-etica-contra-propaganda-da-volkswagen-com-elis-regina/. Acesso em: 17 set. 2023.

D’ANDRÉA, Carlos. Frederico de Brito. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

DI FELICE, Massimo. Paisagens pós-urbanas: O fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar. São Paulo: Annablume, 2009.

DI FELICE, Massimo. As formas pandêmicas do habitar: parte I. 26 mar. 2020. Disponível em: https://www.massimodifelice.net/post/2020/03/26/as-formas-pand%C3%AAmicas-do-habitar-parte-i. Acesso em: 25 set. 2023.

DISHLATINO. Íconos: Eugenio Derbez y Chavo del 8. 2022. 1min, son., color. Disponível em: https://youtu.be/bjAgIoqgPsw?si=39qopAd0T8VPB9kj. Acesso em: 17 set. 2023.

FANTÁSTICO. VÍDEO: Veja o uso da inteligência artificial para a composição da série dos 50 anos do Fantástico. G1. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/aniversario-50-anos/noticia/2023/08/07/video-veja-o-uso-da-inteligencia-artificial-para-a-composicao-da-serie-dos-50-anos-do-fantastico.ghtml. Acesso em: 14 set. 2023.

FIDALGO, António. Ética Mínima — Pequeno guia para tempos difíceis. 1. ed. São Paulo: INTERCOM, 2013.

GARCIA, Ana Cristina Bicharra. Ética e inteligencia artificial. Computação Brasil, n. 43, p. 14-22, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/comp-br/article/view/1791. Acesso em: 17 set. 2023.

JORNAL NACIONAL. Deepfake: conteúdo do Jornal Nacional é adulterado para desinformar os eleitores. G1. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/09/19/deepfake-conteudo-do-jornal-nacional-e-adulterado-para-desinformar-os-eleitores.ghtml. Acesso em: 16 ago. 2023.

KAUFMAN, Dora. Inteligência artificial: questões éticas a serem enfrentadas. In: IX Simpósio Nacional ABCiber, 9., 2016, São Paulo, Anais eletrônicos… São Paulo: ABCiber, 2017. Disponível em: https://abciber.org.br/anaiseletronicos/wp-content/uploads/2016/trabalhos/inteligencia_artificial_questoes_eticas_a_serem_enfrentadas_dora_kaufman.pdf. Acesso em: 17 set. 2023.

KAUFMAN, Dora. Inteligência Artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 5, p. 74-84, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453. Acesso em: 17 set. 2023.

LEVY, Pierre. Entrevista concedida ao caderno Link. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 10 out. 2005. Caderno Link.

MINTZ, André Goes. Midiatização e plataformização: aproximações. Novos Olhares, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 98-109, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/150347. Acesso em: 14 set. 2023.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo, Itaú Cultural, UNESP, 2003.

NODARI, Paulo César. A ética aristotélica. Síntese: Revista de Filosofia, v. 24, n. 78, 1997. Disponível em: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/722. Acesso em: 17 set. 2023.

OHANA, Victor. Os crimes cometidos pela Volkswagen na ditadura, segundo relatório do MP. Carta Capital. 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/justica/os-crimes-cometidos-pela-volkswagen-na-ditadura-segundo-relatorio-do-mp/. Acesso em: 20 set. 2023.

PELLEGRINI, Aline; ARCOVERDE, Letícia. Os erros do ChatGPT. E as questões quanto à inteligência artificial. Nexo Jornal. 2023. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/podcast/2023/04/05/Os-erros-do-ChatGPT.-E-as-quest%C3%B5es-quanto-%C3%A0-intelig%C3%AAncia-artificial. Acesso em: 14 set. 2023.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.

ROOSE, Kevin. An A.I.-Generated Picture Won an Art Prize. Artists Aren’t Happy. The New York Times. 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2022/09/02/technology/ai-artificial-intelligence-artists.html&sa=D&source=docs&ust=1694781813539552&usg=AOvVaw3nSQCuEljlg7x8I0dEpWsJ. Acesso em: 14 set. 2023.

VOLKSWAGEN DO BRASIL. VW 70 anos | Gerações | VW Brasil. 2023. 2min, son., color. Disponível em: https://youtu.be/aMl54-kqphE?si=E7dXdRAxu7C7geTX. Acesso em: 14 set. 2023.

VW. VW Brasil: 70 anos. 2023. Disponível em: https://www.vw.com.br/pt/volkswagen/70-anos-brasil.html. Acesso em: 14 set. 2023.

TEIXEIRA, João. O que é inteligência artificial. E-galáxia, [S.l.], 2019. Disponível em: https://bit.ly/3rwS0x9. Acesso em: 14 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

GABELLINI, L.; VIEIRA FILHO, M. J.; PROCÓPIO, M. R. DILEMAS CONTEMPORÂNEOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL : NARRATIVA, ÉTICA E EMOÇÃO NO COMERCIAL “VOLKSWAGEN 70 ANOS GERAÇÕES”. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 165–187, 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i1p165-187. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/819. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual